Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Coronavírus

Merkel anuncia regresso de restrições anteriormente levantadas

19 mar, 2021 - 20:24 • Lusa

Prevê-se novo encerramento de comércio não essencial – que tinha sido reaberto com restrições – e o regresso da regra que até 3 de março proibia encontros com mais de uma pessoa de outro domicílio.

A+ / A-

Veja também:


A chanceler alemã, Angela Merkel, disse esta sexta-feira que na próxima segunda-feira vão voltar a ser introduzidas parte das restrições anteriormente levantadas, como parte do processo de abertura faseado no âmbito da luta contra a Covid-19.

"A situação é difícil, a incidência está a aumentar, estamos em crescimento exponencial", disse Merkel, numa conferência de imprensa dedicada principalmente à campanha de vacinação.

A chanceler disse que, embora não pudesse antecipar em detalhes as decisões que vão ser tomadas no dia 22 em reunião com os ministros-presidentes dos estados federados, é claro que vai ser aplicado o que denomina de "travão de emergência", caso a incidência semanal seja superior a 100 infeções por 100.000 habitantes.

"É bom que tenhamos chegado a um acordo para um travão de emergência e teremos de o aplicar. Gostaria de o poder evitar, mas não será possível", explicou.

Isso provavelmente implicará novo encerramento de comércios não essenciais – que tinham sido reabertos com restrições – e o regresso da regra que até 3 de março proibia encontros com mais de uma pessoa de outro domicílio.

A incidência semanal subiu novamente na Alemanha, até 95,6 novos casos por cada 100.000 habitantes, em comparação com os 90 de quinta-feira e 86,2 de quarta-feira, enquanto há uma semana estava em 72,4.

As autoridades de saúde registaram 17.482 novas infeções nas últimas 24 horas, mais 5.000 do que na sexta-feira passada, e o número diário de vítimas mortais chegou esta sexta-feira a 226, em comparação com os 252 de sexta-feira passada, segundo dados do Instituto Robert Koch (RKI) de virologia, atualizados à meia-noite.

O pico de incidência foi registado em 22 de dezembro com 197,6 por 100.000 habitantes e em 28 de janeiro caiu abaixo de 100 pela primeira vez em três meses, uma tendência de queda que se manteve por algumas semanas, mas foi revertida.

A tendência em alta é explicada pela presença das novas variantes do novo coronavírus, consideradas mais agressivas e contagiosas.

O aumento da incidência já tinha levado vários especialistas a pronunciarem-se a favor de manutenção das restrições.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.692.313 mortos no mundo, resultantes de mais de 121,7 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+