Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

Finlândia suspende vacina da AstraZeneca apesar da "luz verde" da EMA

19 mar, 2021 - 18:23 • Lusa

AEMA assegurou na quinta-feira que a vacina da AstraZeneca "é segura e eficaz" e muitos países europeus já afirmaram que retomariam a vacinação.

A+ / A-

Veja também:


A Finlândia, que não chegou a suspender a vacina da AstraZeneca, decidiu interromper esta sexta-feira a vacinação "por precaução" após dois casos de tromboses cerebrais, apesar da "luz verde" da Agência Europeia do Medicamento (EMA) quanto à "segurança e eficácia".

"Em virtude do princípio da precaução", a autoridade de saúde pública finlandesa (THL) decidiu "suspender as injeções na Finlândia até que surjam mais informações e que possa ser avaliada uma causa possível", segundo um comunicado oficial.

A decisão da Finlândia surge em contraciclo com a grande maioria dos países europeus, depois de a EMA ter, quinta-feira, considerado "segura e eficaz" a vacina anglo-sueca.

Quinta-feira, em Amesterdão, a EMA assegurou que a vacina da AstraZeneca "é segura e eficaz" e garantiu que não está também associada aos casos de coágulos sanguíneos detetados que levaram à suspensão do seu uso.

"Benefícios da AstraZeneca continuam a ser, de longe, maiores do que os riscos" diz Comité de Avaliação de Risco
"Benefícios da AstraZeneca continuam a ser, de longe, maiores do que os riscos" diz Comité de Avaliação de Risco

"O Comité de Avaliação dos Riscos em Farmacovigilância chegou a uma clara conclusão na investigação dos casos de coágulos sanguíneos: esta é uma vacina segura e eficaz", declarou a diretora executiva da EMA, Emer Cooke, falando em videoconferência de imprensa a partir da sede do regulador.

Depois de uma investigação dos especialistas do regulador europeu nos últimos dias, Emer Cooke garantiu que a administração da vacina da AstraZeneca "não está associada a um aumento do risco de eventos tromboembólicos responsáveis pelos coágulos sanguíneos" nalguns dos vacinados com este fármaco.

A posição surge depois de nos últimos dias vários países europeus, incluindo Portugal, terem decidido por precaução suspender a administração da vacina da AstraZeneca após relatos de aparecimento de coágulos sanguíneos e da morte de pessoas inoculadas com este fármaco. A maioria dos países, entretanto, anunciou já que irá retomar a vacinação.

Emer Cooke sublinhou que os foram episódios "raros, mas bastante graves", de um total de mais de sete milhões de pessoas vacinadas na União Europeia com o fármaco da AstraZeneca e de 11 milhões no Reino Unido.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+