Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Países Baixos suspendem vacina da AstraZeneca até 28 de março

14 mar, 2021 - 23:13 • Redação com Lusa

Ministro da Saúde holandês explica que a suspensão é apenas por precaução, até se perceber se os casos de possíveis efeitos secundários Dinamarca e Noruega se devem mesmo à vacina.

A+ / A-

Os Países Baixos suspenderam, este domingo, por precaução, a vacina contra a covid-19 da AstraZeneca, até 28 de março, depois de se terem registado “possíveis efeitos secundários” na Dinamarca e na Noruega.

“Com base em novas informações, a Autoridade holandesa do medicamento aconselhou, como medida de precaução e enquanto se aguarda investigação adicional, a suspensão da administração da vacina da AstraZeneca”, anunciou o ministério da Saúde holandês, num comunicado citado pela Agência France Press.

Para o ministro da saúde holandês, Hugo de Jonge, cujas declarações foram reproduzidas no comunicado, “a questão crucial é de saber se são queixas depois da vacinação ou devido à vacinação”.

“Não deve haver dúvidas sobre as vacinas. Devemos sempre ter cuidado. É aconselhável pressionar o botão de pausa por precaução”, vincou.

Países Baixos juntam-se a vários outros países


De acordo com o ministério da Saúde, não há registo de casos semelhantes nos Países Baixos. Porém, a tutela aconselha os cidadãos que tomaram a vacina a contactarem o seu médico, caso apresentem sintomas “inesperados e/ou desconhecidos” três dias depois.

Os Países Baixos, juntam-se, assim a outros países europeus onde a vacina da AstraZeneca contra a Covid-19 foi suspensa depois de terem sido conhecidos vários casos de formação de coágulos sanguíneos: Dinamarca, Bulgária, Itália, Noruega e Irlanda. A Áustria suspendeu um lote considerado danificado, tal como Estónia, Lituânia, Letónia e Luxemburgo (todos o mesmo lote, que fora entregue em 17 países). A França confirmou que continuará a administrar a vacina.

Este domingo, em comunicado conjunto, o Infarmed e a Direção-Geral de Saúde garantiram que a vacina da AstraZeneca continuará a ser administrada em Portugal, apesar do registo de duas reações adversas.

A AstraZeneca disse na sexta-feira que a sua vacina não implica qualquer “risco agravado” de formação de coágulos sanguíneos.

Também na sexta-feira, a Organização Mundial da Saúde afirmou que “não há razão para não usar” aquela vacina.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+