Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

UE vai receber menos de 50% das vacinas AstraZeneca previstas para o segundo trimestre

23 fev, 2021 - 22:22 • Redação com Reuters

Farmacêutica diz estar a fazer todos os possíveis para aproximar as entregas do acordo de compra antecipada. Seja como for, até ao final de junho, a UE terá apenas 130 milhões de doses fornecidas pela AstraZeneca. Acordo inicial apontava para 300 milhões de doses da vacina contra a Covid-19.

A+ / A-

Veja também:


A AstraZeneca admite entregar menos da metade dos 180 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 contratualizadas com a União Europeia no segundo trimestre.

A indicação é avançada pela agência Reuters, que cita fonte comunitária sob anonimato.

É a segunda vez que a farmacêutica anglo-sueca falha o compromisso de entregar o número de doses inicialmente previsto, depois de, já no primeiro trimestre, ter redução a oferta de vacinas, situação que pode afetar a capacidade da UE de cumprir sua meta de vacinar 70% dos adultos até o verão.

A Reuters acrescenta que o funcionário da UE, diretamente envolvido nas negociações com a AstraZeneca, referiu que a empresa disse aos 27 que "entregaria menos de 90 milhões de doses no segundo trimestre", contrariando os termos do contrato revelados na semana passada, segundo a farmacêutica se compromete a entregar 180 milhões de doses.

"Como estamos a trabalhar muito para aumentar a produtividade da nossa cadeia de fornecimento da UE, e fazendo todo o possível para usar nossa cadeia de fornecimento global, temos a esperança de que seremos capazes de aproximar as nossas entregas do acordo de compra antecipada ", disse um porta-voz da AstraZeneca, recusando, contudo, avançar números concretos.

Este corte no fornecimento de vacinas AstraZeneca ocorre depois da farmacêutica ter informado a Comissão Europeia de que não será entregue o número de vacinas inicialmente previsto para o primeiro trimestre do ano, invocando dificuldades de produção.

Assim sendo, os 40 milhões de doses previstos até 31 de março representam metade do número inicialmente contratualizado.

Até ao final de junho, deverão ser disponibilizadas 130 milhões de doses, muito abaixo dos 300 milhões que a AstraZeneca prometeu entregar aos 27.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Observador
    24 fev, 2021 Portugal 10:02
    Não há uma norma legal, uma legislação em vigor na UE que até legaliza em caso de emergência sanitária como a que estamos a viver, a quebra de patentes e que possibilita massificar a produção de vacinas sem ser nas fábricas da AstraZéneca? Então a Ursula está à espera do quê, para invocar essa lei e pôr todos os laboratórios da Europa a fabricar vacinas?
  • Observador
    24 fev, 2021 Portugal 09:31
    Asneira da grossa, quando a UE fêz um contrato tipo "fazer os possíveis" sem incluir penalizações nem assegurar a co-propriedade das patentes uma vez que investiu milhares de milhões de dinheiro de impostos para financiar AstrasZenecas e outros e agora não tem nada, e muita falta de fibra na UE - de que estão à espera para quebrar as patentes e começar a produzir na própria UE as vacinas necessárias, ou em alternativa nacionalizar e cativar a totalidade da produção das fábricas Astrazenecas em Território da UE? Erros nas negociações e falta de testosterona, é o problema da UE.

Destaques V+