Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Rei Emérito esteve em Espanha mas regressará a Abu Dabhi sem dar explicações

23 mai, 2022 - 22:43 • João Carlos Malta

Imprensa espanhola fala de opacidades da Casa Real durante este visita.

A+ / A-

O rei emérito, Juan Carlos I, deixou o Palácio de la Zarzuela depois das 21h00 desta segunda-feira, após passar 11 horas naquela que foi a sua residência durante 57 anos. Volta a Espanha depois de há dois anos ter sido obrigado a abandonar o país na sequência de um escândalo fnanceiro.

Segundo o "El País", Juan Carlos I encontrou-se com Felipe VI e ambos "tiveram uma longa conversa sobre questões familiares, bem como sobre diversos acontecimentos e as suas consequências na sociedade espanhola desde que o pai do rei decidiu-se mudar para Abu Dhabi em 3 de agosto de ano 2020″, de acordo com um breve comunicado da casa real.

Segundo a explicação da Casa Real, a rainha Sofía “não pôde estar no almoço por ter testado positivo para covid ao regressar de Miami, embora tenha permanecido com o resto da família no refeitório munida de máscara".

No comunicado da Casa Real recorda-se que, na carta de 5 de março, Juan Carlos I afirmou, “em primeiro lugar, o desejo de estabelecer residência permanente e estável em Abu Dhabi por motivos pessoais; e, em segundo lugar, a sua decisão de organizar a sua vida pessoal e o seu local de residência locais privados, tanto durante as suas visitas como no caso de voltar a residir em Espanha no futuro, para continuar a gozar da maior privacidade possível”.

Por outras palavras, quando regressar a Espanha, temporária ou definitivamente, decisão para o qual não há impedimento mas não há data, o Rei Emérito não ficará em La Zarzuela nem em qualquer outra residência oficial.
“Tudo isso, juntamente com os demais pontos que aparecem na referida carta, constitui o quadro de referência para as atividades de H.M. Rei Dom Juan Carlos”, acrescenta a Casa Real.
Durante os primeiros quatro dias da sua estadia em Espanha, o rei emérito participou nas regatas que se realizaram em Sanxenxo (Pontevedra) e hospedou-se na casa do presidente do clube de iate desta localidade turística das Rías Baixas e de um amigo pessoal, Pedro Campos, envolto numa exposição mediática que incomodou a Casa Real.


Juan Carlos esteve envolvido num escândalo de suspeita de tráfico de influências e corrupção. Isso fez com que escrevesse ao filho Filipe VI, atual rei de Espanha, a comunicar a intenção de sair do país e viver no estrangeiro.

O Rei Emérito estava sob investigação preliminar devido a um contrato para um comboio de alta velocidade na Arábia Saudita.

O monarca, pai do atual rei de Espanha, terá recebido uma doação de 65 milhões de euros da monarquia saudita na sequência da sua intervenção no negócio, segundo a imprensa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+