Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pandemia

Espanha regista mais 61.422 novos casos de Covid-19 e 401 mortes desde sexta-feira

11 jan, 2021 - 18:39 • Lusa

As regiões com os níveis mais elevados de contágio em Espanha são a da Extremadura (1.022), Baleares (598), Madrid (596), La Rioja (558) e Catalunha (524).

A+ / A-

Veja também:


Espanha registou desde sexta-feira 61.422 novos casos de Covid-19, elevando para 2.111.782 o total de infetados até agora no país, segundo números divulgados pelo Ministério da Saúde espanhol esta segunda-feira.

As autoridades sanitárias também contabilizaram mais 401 mortes durante o fim de semana atribuídas à Covid-19, passando o total de óbitos para 52.275.

O nível de incidência acumulada (pessoas contagiadas) em Espanha teve um aumento significativo nos últimos dias, passando de sexta-feira para hoje de 350 para 436 casos diagnosticados por 100 mil habitantes nos 14 dias anteriores.

As regiões com os níveis mais elevados são a da Extremadura (1.022), Baleares (598), Madrid (596), La Rioja (558) e Catalunha (524).

O diretor do Centro de Coordenação de Alertas e Emergências Sanitárias, Fernando Simón, indicou hoje que a incidência acumulada deve continuar a subir nos próximos dias, mas espera que esse crescimento seja contrariado com as medidas tomadas na última semana.

“O facto de estarmos a vacinar dá-nos um horizonte de esperança”, afirmou Simón, acrescentando que o país vai “atravessar umas semanas complicadas”.

Nas últimas 24 horas, deram entrada nos hospitais 1.800 pessoas com a doença, das quais 433 na Comunidade Valenciana, 335 na Catalunha, 250 na Andaluzia e 177 em Madrid.

Em todo o país há 16.792 pessoas hospitalizadas com a Covid-19, o que corresponde a 14% das camas, das quais 2.511 pacientes em unidades de cuidados intensivos, 26% das camas desse serviço.

O ministro do Interior (Administração Interna) espanhol, Fernando Grande-Marlaska, assegurou que a distribuição do novo carregamento de vacinas da Pfizer que chegou a Espanha esta manhã está a ser feita "com total normalidade" pelas comunidades autónomas apesar dos efeitos da tempestade Filomena.

Segundo o responsável governamental, as 350 mil doses chegaram a Espanha em diferentes aviões, que aterraram "dentro do prazo previsto" e na meia dúzia de aeroportos previstos para o efeito.

Madrid cobriu-se de branco com passagem da depressão Filomena
Madrid cobriu-se de branco com passagem da depressão Filomena

A partir destes aeroportos, foram enviados para os armazéns previstos para iniciar a sua distribuição por todo o país.

O centro de Espanha, principalmente a capital, Madrid, continua hoje parcialmente paralisada, mais de dois dias depois da passagem de uma tempestade de neve considerada “histórica” na sexta-feira ao fim do dia.

Quase 36 horas depois do pior nevão em quase 50 anos, é agora a geada que constitui a principal preocupação das autoridades espanholas, sendo esperado um período de frio no interior do país que pode ultrapassar os -10 graus centígrados.

As autoridades pedem à população para ficar em casa e principalmente evitar deslocações nas estradas.

Na região de Madrid, todas as instituições de ensino estão encerradas hoje e terça-feira, assim como inúmeros serviços públicos, como museus, centros culturais e bibliotecas, entre outros.

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 1.934.693 mortos resultantes de mais de 90,1 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+