Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

Nove em cada 10 famílias de refugiados sírias na extrema pobreza no Líbano

18 dez, 2020 - 21:28 • Lusa

Segundo dados da ONU em 2019 o valor de refugiados sírios no Líbano em estado de pobreza extrema era 55%.

A+ / A-

Nove em cada dez famílias de refugiados sírias vivem em condições de extrema pobreza, indica esta sexta-feira um relatório das Nações Unidas, elaborado pelas agências da ONU para os Refugiados (ACNUR), Infância (Unicef) e Programa Alimentar Mundial (PAM).

“A crise económica, a forte inflação, a Covid-19 e a explosão [no porto de] em Beirute [a 4 de agosto, que provocou mais de 200 mortes] deixaram as comunidades vulneráveis no Líbano, sobretudo os refugiados sírios, à beira do abismo”, lê-se no documento,

O Líbano está mergulhado na sua maior crise económica em décadas, com uma depreciação cambial histórica, hiperinflação, demissões em massa e pobreza crescente.

As autoridades libanesas indicam que o país acolhe atualmente cerca de 1,5 milhões de sírios, incluindo quase um milhão registados pelas Nações Unidas como refugiados que fugiram do conflito na vizinha Síria.

Segundo relatório, 89% das famílias de refugiados sírios no Líbano vivem atualmente em extrema pobreza, contra 55% em 2019.

Os refugiados sírios vivem agora com menos de 309 libras libanesas ‘per capita’ mensal (cerca de 167 euros) ao câmbio oficial.

O montante médio de uma família de refugiados síria endividada aumentou 18%, com a compra de alimentos a constituir-se como a primeira razão da acumulação de dívidas, acrescenta-se no documento, que adianta que os preços dos produtos de primeira necessidade no Líbano “subiram quase para o triplo” desde outubro de 2019.

No relatório é também indicado que as famílias estudadas se debatem com a insegurança alimentar, que aumentou 28% num ano.

As agências da ONU alertaram para a necessidade de se desenvolverem “estratégias de adaptação” para que as famílias de refugiados sírias possam acabar com o casamento precoce dos filhos e filhas ou a retirarem-nos da escola para trabalhar.

“A situação dos refugiados sírios no Líbano tem-se deteriorado há anos, mas os resultados do estudo […] mostram, de forma dramática, o quanto se tornaram difíceis para sobreviverem”, afirmou a representante do ACNUR no Líbano, Mireille Girard.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+