Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Presidente da Comissão Europeia

27, 28 e 29 de dezembro. Arranca a vacinação contra à Covid-19 na UE

17 dez, 2020 - 10:49 • Redação com agências

Revelação foi feita através de uma publicação no Twitter.

A+ / A-
Como funcionam as vacinas e como nos protegem do novo coronavírus?
Como funcionam as vacinas e como nos protegem do novo coronavírus?

A 27, 28 e 29 de dezembro, a vacinação terá início em toda a União Europeia. O anúncio é feito pela presidente da Comissão Europeia, após uma informação no mesmo sentido ter sido dada pelo ministro da Saúde alemão.

"É o momento da Europa", diz Ursula von der Leyen através de uma mensagem no Twitter, acrescentando: "Protegemos os nossos cidadãos todos juntos. Somos mais fortes todos juntos."

Esta revelação é feita depois de a Agência Europeia do Medicamento (EMA) ter antecipado a reunião para tomar uma decisão sobre a vacina Pfizer-BioNTech para 21 de dezembro, uma semana mais cedo que o previsto.

Entretanto, o porta-voz da Comissão Europeia esclareceu em conferência de imprensa que estas datas são indicativas.

Bruxelas já tinha anunciado que só necessita de um prazo de 48 horas a partir da decisão da EMA, e após consultas com os Estados-membros, para dar a sua luz verde à colocação da vacina no mercado.

Está previsto que no dia 26 de dezembro os laboratórios comecem a fornecer os Estados-membros das vacinas.

A presidente da Comissão Europeia já tinha manifestado a intenção de iniciar "tão cedo quanto possível" uma campanha de vacinação e que esta arrancasse em simultâneo nos 27 Estados-membros, para assegurar a erradicação do "vírus horrível" e assegurar uma imunidade de grupo à escala da UE.

"Na Alemanha vamos começar, se a aprovação vier dentro do previsto, no dia 27 de dezembro. Os outros países da UE querem começar a partir de 27 de dezembro", disse a ministro Jens Spahn, antes de uma reunião com a Chanceler Angela Merkel e os executivos da farmacêutica BioNTech, que co-produzem a vacina com a Pfizer.

A Comissão Europeia já assinou contratos com as companhias de vacinas AstraZeneca (300 milhões de doses), Sanofi-GSK (300 milhões), Johnson & Johnson (200 milhões), BioNTech e Pfizer (300 milhões), CureVac (405 milhões) e Moderna (160 milhões).

A pandemia de Covid-19 já provocou mais de 1,6 milhões de mortos no mundo desde dezembro do ano passado, incluindo 5.815 em Portugal.

Na Europa, o maior número de vítimas mortais regista-se na Itália (66.537 mortos, mais de 1,8 milhões de casos), seguindo-se Reino Unido (65.520 mortos, mais de 1,9 milhões de casos), França (59.361 mortos, mais de 2,4 milhões de casos) e Espanha (48.596 mortos, mais de 1,7 milhões de casos). Portugal contabiliza 5.815 mortos em 358.296 casos de infeção.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+