Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Web Summit 2020

Líder da OMS pede que novas tecnologias de saúde não aumentem desigualdades

03 dez, 2020 - 22:43 • José Pedro Frazão

Em pouco mais de minuto e meio, o director-geral da Organização Mundial da Saúde fechou o segundo dia da Web Summit 2020 com um apelo a mais inovação, mas menos desigual, prometendo continuar esforços de formação de profissionais e de acesso a ferramentas clínicas para combater a pandemia.

A+ / A-

Veja também:


O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde pede aos inovadores que as novas tecnologias na área da saúde não façam aumentar as desigualdades. Numa curta mensagem, depois de começar por saudar António Costa, Tedros Ghebreyesus deixou três grandes mensagens aos participantes na WebSummit 2020.

"Em primeiro lugar, apelo para que aproveitem o poder da inovação para a saúde, onde há muitas oportunidades, incluindo no uso de tecnologia digital. Em segundo lugar, recomendo que tenham sempre em mente a forma como as vossas inovações ajudarão a reduzir as desigualdades, em vez de ampliá-las. E, terceiro, têm um parceiro na OMS para fazer avançar a ciência e acelerar o acesso aos serviços para um mundo mais saudável, seguro e justo para todos em qualquer lugar", apelou o diretor-geral da OMS que reconheceu que a pandemia é uma crise sem precedentes que exige uma resposta e inovação sem paralelo.

Numa intervenção gravada e encerrada com um muito português "obrigado", Tedros recordou que a organização tem apoiado o desenvolvimento de vacinas, testes diagnósticos e terapêuticas em tempo recorde, para além do trabalho com inovadores para desenvolver "soluções que salvam vidas".

O homem forte da OMS destacou a importância de tecnologias de codificação aberta e realidade aumentada, cuja aplicação se estende do combate à desinformação ao aumento do acesso ao oxigénio medicinal.

Tedros lembrou o trabalho de formação para profissionais de saúde de todo o mundo na Academia da OMS e o chamado "Acelerador de Acesso às Ferramentas Covid-19" que permite aceder rapidamente às tecnologias de combate à pandemia.

O apelo social veio a par da afirmação do poder da tecnologia. "A inovação é mais poderosa quando reduz as desigualdades, em vez de se tornar em mais um motivo para que algumas pessoas fiquem para trás", insistiu Tedros Ghebreyesus no fecho do segundo dia da Web Summit 2020.


Todas as notícias sobre a Web Summit

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+