Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

EUA

Trump concede perdão a ex-conselheiro investigado no processo da ingerência russa

26 nov, 2020 - 00:51 • Lusa

O Presidente cessante dos Estados Unidos perdoou o antigo conselheiro de segurança nacional, Michael Flynn, que confessou em 2017 que tinha mentido ao FBI sobre os contactos que tinha tido com um diplomata russo.

A+ / A-

O presidente dos Estados Unidos concedeu perdão ao ex-conselheiro de Segurança Nacional, Michael Flynn, que se declarou culpado de mentir ao FBI no âmbito da investigação sobre a ingerência russa nas eleições presidenciais norte-americanas de há quatro anos.

“É minha grande honra anunciar que foi concedido ao general Michael T. Flynn o perdão total. Parabéns para Michael Flynn e a sua fantástica família, sei que terão agora um Dia de Ação de Graças verdadeiramente fantástico”, escreveu Donald Trump na rede social Twitter, esta quarta-feira.

Flynn era uma das peças mais importantes na investigação do Departamento Federal de Investigação (FBI, na sigla inglesa) sobre suspeitas de acordo entre a candidatura de Trump e Moscovo, aquando das eleições presidenciais de 2016, ganhas pelo republicano.

A investigação dominou os primeiros dois anos do mandato de Trump, mas acabou sem apresentar evidências de conluio.

O general Michael Flynn participou na campanha de Trump e depois das eleições manteve contactos confidenciais com o embaixador russo em Washington, Sergei Kisliak, em dezembro de 2016.

Nomeado assessor para a segurança nacional do país, Flynn foi interrogado em 24 de janeiro de 2017 pelo FBI, mas ocultou que tivesse mantido quaisquer contactos com Moscovo.

Acabou por renunciar porque também mentiu ao vice-presidente cessante, Mike Pence, sobre estes contactos.

Nesse ano, Flynn declarou-se culpado de perjúrio e concordou em cooperar com a investigação sobre a ingerência russa.

Contudo, o general, que mudou, entretanto, de advogado, alterou a estratégia em 2019 e alegou que estava a ser vítima de manipulação, razão pela qual pediu o cancelamento da investigação.

Em maio, o Departamento da Justiça, liderado por Bill Barr – um dos maiores apoiantes de Donald Trump – decidiu retirar as acusações contra Flynn, uma decisão inédita e que foi fortemente contestada uma vez que o general já se tinha declarado culpado.

A investigação poderia ser reaberta pela administração Biden, que deverá chegar à Casa Branca a 20 de janeiro, mas o perdão de Trump encerra definitivamente o assunto.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+