Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Coronavírus. BCE pede programa de recuperação "ambicioso"

16 jul, 2020 - 16:24 • Sandra Afonso

Christine Lagarde garante que vai utilizar todo o dinheiro previsto para responder à Covid-19.

A+ / A-

Veja também:


O Banco Central Europeu (BCE) pede a Bruxelas a adoção rápida de um programa de recuperação "ambicioso".

Na véspera da cimeira da União Europeia, o BCE "apoia" a proposta de 750 mil milhões de euros, apresentada pela Comissão Europeia, e pede uma resposta orçamental "forte" dos governos à pandemia.

A presidente do BCE, Christine Lagarde, garante ainda que vai utilizar todo o dinheiro previsto para responder à Covid-19.

“Abrandámos um pouco o ritmo das compras, devido à instabilidade dos mercados e porque o risco de fragmentação desceu significativamente. No entanto, a não ser que haja surpresas positivas – que não esperamos neste momento -, utilizaremos todo o envelope do programa de compra de emergência pandémica”, referiu.

Na reunião desta quinta-feira de política monetária, o BCE não mexeu no programa criado para responder à pandemia, o PEPP, que se mantém com um orçamento de 1,35 biliões de euros.

O BCE manteve ainda as taxas de juro diretoras em mínimos históricos (-0,5%) e os apoios ao financiamento dos bancos.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, já infetou mais de 13,5 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 584 mil, segundo dados da Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos. Dos casos de infeção, mais de 7,6 milhões tiveram alta.

Os EUA são o país com mais óbitos (137.419), seguidos de Brasil (75.366), Reino Unido (45.138), México (36.906), Itália (34.997) e França (30.123).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+