Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

pandemia em Espanha

Covid-19. Confinamento pode voltar a Madrid e 10 outras cidades

30 set, 2020 - 12:20 • Marta Grosso

Mais de 500 casos de infeção pelo novo coronavírus por 100.000 habitantes é uma das condições para o regresso do isolamento, anunciou o ministro da Saúde. Capital espanhola lidera número de novos contágios.

A+ / A-

Espanha prepara-se para adotar medidas mais restritivas nas cidades com mais de 100 mil habitantes. Os critérios de um novo confinamento nas cidades com mais de 100 mil habitantes estão a ser debatidos nesta quarta-feira no Conselho Interterritorial de Saúde.

O Ministério da Saúde enviou às comunidades autónomas a minuta do acordo que deverá ser aprovado nesta reunião e cujo teor foi avançado na última noite pelo ministro da Saúde.

"Todos os municípios com mais de 100 mil habitantes, com uma incidência acumulada de 500 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias devem tomar medidas de limitação da mobilidade e dos contactos sociais”, avisou Salvador Illa.

“Devem tomar também medidas que garantam limites de lotação e horários desfasados nos locais de trabalho e reforcem as capacidades de resposta das respetivas comunidades autónomas”, acrescentou.


Os critérios incluem ainda mais de 10% de testes PCR positivos para o novo coronavírus realizados no município e que a comunidade tenha mais de 35% das camas em unidade de cuidados intensivos ocupadas com doentes com Covid-19.

Sempre que estas condições existirem numa comunidade, deve ser decretado o confinamento "no prazo máximo de 48 horas", com restrição de entradas e saídas, redução de lotação em locais públicos e encerramento de parques infantis, entre outras medidas.

No caso da Comunidade de Madrid foi, entretanto, alcançado um acordo com o Ministério da Saúde que acabou com o impasse entre as duas partes e permitiu estender as restrições a toda a região, incluindo Fuenlabrada, Getafe, Alcorcón, Leganés, Móstoles e Alcalá de Henares, entre outras.

Segundo o Ministério espanhol da Saúde, existem hoje 11 municípios com mais de 500 casos de Covid-19 por 100.000 habitantes.

De acordo com o texto que deverá ser aprovado, “uma taxa de incidência acima de 250 casos por 100.000 habitantes pode ser considerada um indicador de alto risco” e “a coincidência de uma taxa superior à indicada mostra que tanto as medidas de controlo como as de reforço de capacidades não conseguiram atingir o efeito pretendido”.

“Uma taxa de incidência superior a 500 casos por 100.000 habitantes permite estabelecer um limiar significativamente alto, a partir do qual a situação pode ser classificada como extrema", refere ainda o documento.

Espanha conta, desde o início da pandemia, 758.172 infeções pelo novo coronavírus e 31.614 mortes associadas à Covid-19.

Madrid continua a ser a comunidade com mais casos: 3.228 notificados no total, 640 dos quais no último balanço diário.

Em todo o mundo, a pandemia já provocou mais de um milhão de mortes e há mais de 33,4 milhões de infeções registadas, segundo a agência France-Presse (AFP).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+