Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

População mundial já perdeu 15 mil pessoas devido ao novo coronavírus

23 mar, 2020 - 14:52 • Maria João Costa

Há 167 áreas, países e territórios, infetados a nível mundial, contabiliza a Organização Mundial de Saúde. Covid-19 já ultrapassou a barreira das 15 mil mortes.

A+ / A-

Os números mudam no instante em que escrevemos a notícia, mudam a cada minuto que passa e sempre a somar. Nesta segunda-feira, 23 de março, o último balanço confirma que o novo coronavírus já ultrapassou a barreira dos 15 mil mortos em todo o mundo desde que surgiu, no final do ano passado, na China. Agora, é na Europa que acontece a maioria das mortes.

Numa altura em que mais de mil milhões de habitantes do planeta estão confinados às suas casas, como forma de reduzir o risco de contágio da Covid-19, estão confirmados em todo o mundo 351 mil e 731 casos de infeção.

Os dados são compilados pela Universidade Norte-Americana Johns Hopkins. O Centro de Investigação do Coronavírus daquela instituição contabiliza 15.374 mortes ao nível global e, a verde, revela que já houve 100 mil e 430 pessoas que recuperaram do vírus.

Os últimos dados avançados indicam que na Europa, Itália continua a ser o ponto mais crítico. Ultrapassou a barreira da China e regista um total de 5.476 mortes. A China contabilizou desde o início do surto, e até ao momento, 3.270 mortes. A Espanha, o segundo país onde a situação é mais preocupante na Europa, já somou 2.182 mortes por causa do vírus pandémico.

Na Europa há agora 172.238 mil casos oficialmente diagnosticados. A seguir a Itália e Espanha, não menos complexa é a situação alemã, onde a própria chanceler Angela Merkel está em quarentena depois de contactar com um médico infetado. Na Alemanha, há mais de 26 mil casos diagnosticados e foram registadas 111 mortes e 422 casos de recuperação. Entretanto, foram apertadas as medidas de contenção ao serem proibidos ajuntamentos de mais de duas pessoas.

Também França tem nesta altura – segundo dados visualizados num mapa disponibilizado pela Universidade Americana Johns Hopkins – 16 mil 689 casos e já 674 mortes por causa do novo coronavírus.

EUA e Irão muito afetados pela pandemia

É fora da Europa que se encontram outros países onde a situação é crítica. No ranking mundial, os Estados Unidos surgem logo abaixo da China e de Itália com 35 mil 241 casos. Também fora da Europa, o Irão regista mais de 23 mil casos. Apesar de ter menos do que os Estados Unidos, o Irão tem, contudo, mais mortes. Números oficiais indicam que já morreram 1812 iranianos por causa da pandemia.

No mapa mundo pintalgado por pontos vermelhos há também países que registaram os primeiros casos de mortes no último domingo. É o caso da República Checa, da Nigéria e do Montenegro. Há também países, como a Síria e a Papua Nova Guiné, que registaram os primeiros casos.

Coronavírus na Comunidade de Países de Língua Portuguesa

Nos países de expressão portuguesa, a começar por Portugal, já estão contabilizadas 23 mortes e mais de dois mil casos. Há também notícia de 14 pessoas cuja saúde já recuperou do novo coronavírus.

O Brasil do Presidente Jair Bolsonaro, que tem desvalorizado a Covid-19, soma já mil 620 casos e 25 mortos. Há indicação de que apenas duas pessoas recuperaram da pandemia.

A Guiné Equatorial, que entrou para a CPLP em 2014, tem seis casos diagnosticados ativos. Sem registo de mortes, também o arquipélago de Cabo Verde confirma ter três casos ativos. Angola contabiliza dois casos. Moçambique e Timor-Leste são dois países de língua oficial portuguesa que registam um caso ativo de coronavírus cada um.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+