Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Iraniano acusado de planear morte de conselheiro de Trump

10 ago, 2022 - 21:27 • Ricardo Vieira, com agências

Shahram Poursafi contactou duas pessoas nos Estados Unidos e ofereceu 300 mil dólares para levarem a cabo o assassinato de John Bolton.

A+ / A-

Um cidadão iraniano foi acusado nos Estados Unidos de planear o assassinato de John Bolton, antigo conselheiro de segurança nacional do ex-Presidente Donald Trump.

Shahram Poursafi, membro da Guarda Revolucionária, é suspeito de preparar um ataque a partir do Irão.

O objetivo seria vingar a morte do comandante militar Qasem Soleimani, que foi morto em Bagdad, no Iraque, em janeiro de 2020, num ataque ordenado pelo ex-Presidente norte-americano Donald Trump.

De acordo com um comunicado do Departamento de Justiça dos EUA, Shahram Poursafi, também conhecido como Mehdi Rezayi, tem 45 anos e é natural de Teerão.

Shahram Poursafi contactou duas pessoas nos Estados Unidos e ofereceu 300 mil dólares para levarem a cabo o assassinato de John Bolton.

O membro da Guarda Revolucionária pediu a um residente nos EUA, que conheceu online, que tirasse fotografias a Bolton, alegadamente para um livro que estava a escrever.

Este contacto apresentou outra pessoa a Shahram Poursafi, que depois lhe pediu para assassinar o antigo conselheiro de segurança nacional.

John Bolton já agradeceu ao FBI e ao Departamento de Justiça pela investigação que permitiu travar o ataque contra a sua vida.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+