Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Irão. Explosões em cerimónia de homenagem a Soleimani matam 103 pessoas

03 jan, 2024 - 13:30 • Diogo Camilo

Explosões aconteceram perto de um cemitério durante as cerimónias de homenagem a Soleimani, morto num ataque dos Estados Unidos em 2020. Há registos de pelo menos 170 feridos.

A+ / A-

Pelo menos 103 pessoas morreram e mais de 170 ficaram feridas após duas explosões durante uma cerimónia do quarto aniversário da morte do general iraniano Qassem Soleimani, comandante da força de elite Al-Quds, na cidade de Kerman, no Irão, a cerca de 820 quilómetros da capital, Teerão.

Segundos meios de comunicação iranianos, citados pelo The Guardian, as explosões foram ouvidas perto do cemitério, através de bombas detonadas remotamente.

O porta-voz organização de emergência do Irão, Babak Yektaparast, classificou o incidente no cemitério como um "ataque terrorista".

O corpo de Soleimani está sepultado em Golzar Shahada, num cemitério que se tornou um local de peregrinação para adeptos do "eixo da resistência" contra o Ocidente e os Estados Unidos.

O general iraniano, considerado o principal responsável pela disseminação da influência diplomática iraniana no Médio Oriente, foi morto durante um ataque de drone no aeroporto de Bagdade, no Iraque, a 3 de janeiro de 2020.

Chefe da Força Quds de elite da Guarda Revolucionária, foi o arquiteto das atividades militares regionais do Irão e é aclamado como um ícone entre os apoiantes da teocracia iraniana, segundo a agência norte-americana AP.

[notícia atualizada às 14h31]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+