Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Atentado na capital da Somália faz quase uma centena de mortos

28 dez, 2019 - 09:13 • Rui Barros, com agências

A explosão atingiu um movimentado centro de cobrança de impostos durante a hora mais movimentada na capital.

A+ / A-
Explosão na capital da Somália faz quase uma centena de mortos
Explosão na capital da Somália faz quase uma centena de mortos

Uma explosão de um carro-bomba num posto alfandegário na fronteira de Mogadíscio, capital da Somália, fez pelo menos 90 mortos e dezenas de feridos, segundo uma organização internacional a trabalhar no terreno, citada pela Reuters.

Estão a ser pedidas dádivas de sangue para socorrer os feridos.

Entre os mortos há dois engenheiros de nacionalidade turca, que no momento da explosão realizavam obras na estrada que une Mogadíscio a Afgoye, e vários estudantes universitários que se encontravam dentro de um miniautocarro a atravessar o cruzamento.

O atentado ocorreu às 08h00 locais (05h00 em Portugal Continental), quando um presumível suicida fez rebentar o veículo perto de uma repartição de impostos, num posto de controlo em cujos arredores havia carros patrulha, estudantes e vendedores.

Até ao momento nenhum grupo reivindicou o ataque. No entanto, de acordo com a Reuters, o grupo extremista al Shabaab poderá estar por trás deste ataque, uma vez que tem feito ataques semelhantes para tentar derrubar o atual governo.

A Somália vive em estado de conflito e caos desde 1991, quando foi derrubado o ditador Mohamed Siad Barré, o que deixou o país sem governo efetivo e nas mãos de milícias islamitas e senhores da guerra.

[Notícia atualizada às 12:10 com novo número de mortos e feridos]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+