Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Presidente argelino desiste de candidatura a quinto mandato após onda de protestos

11 mar, 2019 - 18:17

Eleições foram adiadas e também foi anunciada uma remodelação governamental e um referendo sobre mudanças na Constituição.

A+ / A-

O Presidente argelino, Abdelaziz Bouteflika, desiste de se recandidatar a um quinto mandato após as maiores manifestações das últimas décadas no país.

As eleições presidenciais, que estavam marcadas para abril, também foram adiadas, anunciou esta segunda-feira a Presidência. Não foi avançada uma nova data.

Além da desistência da recandidatura de Bouteflika e do adiamento as eleições, também foi anunciada uma remodelação governamental e um referendo sobre mudanças na Constituição.

O primeiro-ministro Ahmed Ouyahia demitiu-se e vai ser substituído pelo atual ministro do Interior, Noureddine Bedoui, que não é conhecido por fazer parte do círculo próximo do presidente. Ramtane Lamamra, conselheiro diplomático de Bouteflika, foi nomeado vice-primeiro-ministro.

Abdelaziz Bouteflika está no poder desde 1999. O Presidente tem 82 anos e, nos últimos anos, raramente aparecia em público devido a problemas de saúde. Esteve várias semanas num hospital da Suíça a realizar exames médicos e regressou no domingo.

Quando a notícia da desistência da recandidatura a um quinto mandato foi conhecida, centenas de pessoas saíram à rua da capital com uma grande bandeira da Argélia para celebrar a decisão de Bouteflika.

[notícia atualizada às 20h04]

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+