Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

EUA

Secretário da Defesa demite-se em rota de colisão com Trump

20 dez, 2018 - 22:35

Na sua carta de demissão, Jim Mattis afirma que deixa o cargo para que Trump possa escolher alguém “com mais alinhado com as suas opiniões”.

A+ / A-

O secretário da Defesa, Jim Mattis, vai abandonar o cargo no final de fevereiro, anunciou esta quinta-feira o Presidente norte-americano.

O general na reserva era considerado uma força de estabilidade no círculo próximo de Donald Trump.

Na sua carta de demissão, Jim Mattis afirma que deixa o cargo para que Trump possa escolher alguém “com mais alinhado com as suas opiniões”.

A saída de Jim Mattis acontece um dia depois de os Estados Unidos terem anunciado a retirada das tropas em missão na Síria.

A decisão de Donald Trump acontece apesar da oposição dos principais aliados dos Estados Unidos, como a França, e mesmo de alguns responsáveis militares norte-americanos.

Na sua carta de demissão, o secretário da Defesa considera que os Estados Unidos "precisam de manter alianças fortes e mostrar respeito pelos aliados".

Por outro lado, a Administração norte-americana não deve ter posições “ambíguas” em relação a países à Rússia e a China, potências que pretendem "moldar o mundo consistente com o seu modelo autoritário", alerta Jim Matis missiva em que explica a sua saída da Casa Branca.

Mais de duas dezenas de membros da Administração Trump foram demitidos ou demitiram-se desde o início do ano.

Uma das mais recentes saídas anunciadas foi a do chefe de gabinete, John Kelly, vai deixar o cargo no final do mês.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • JMC
    20 dez, 2018 USA 22:44
    Como eu já disse várias vezes neste fórum, estão a cair como moscas.

Destaques V+