Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Brasil. Milhares saem à rua de luto pelo Museu Nacional

04 set, 2018 - 07:18

Depois de extinto o incêndio, os manifestantes tentaram entrar no edifício no Rio de Janeiro. A polícia teve de recorrer a gás pimenta.

A+ / A-

Milhares de pessoas saíram à rua no Rio de Janeiro para protestar contra os cortes na educação pública e em defesa do Museu Nacional. Vários representantes de universidades públicas e movimentos estudantis marcaram presença.

O protesto começou durante a tarde de segunda-feira, quando centenas de manifestantes, muitos dos quais vestidos de negro, se dirigiram ao Museu Nacional. Quando se aproximaram do edifício, com os escombros ainda fumegantes, foram impedidos pela polícia, que recorreu a gás pimenta para evitar a aproximação.

A longo do dia, o protesto foi crescendo e prolongou-se noite dentro, com os manifestantes a percorrerem várias ruas da cidade.

Viveram-se alguns momentos de tensão, com desacatos entre a polícia e manifestantes. Alguns tiveram de ser assistidos.

A manifestação foi convocada por diversas entidades culturais. A organização estima que cerca de 25 mil pessoas estiveram presentes.

O incêndio que deflagrou no domingo à noite destruiu grande parte do acervo do Museu Nacional, fundado há 200 anos por D. João VI.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+