Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Brasil. Apenas dois candidatos às presidenciais referem os museus nos programas eleitorais

04 set, 2018 - 17:48

Incêndio no Museu Nacional levou a coro de críticas dos políticos nas redes sociais, mas apenas Marina Silva, da Rede, e o PT avançam propostas nos programas para as eleições de Outubro.

A+ / A-

O incêndio que destruiu a maior parte do acervo do Museu Nacional, mantido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), levou os candidatos às presidências brasileiras e políticos de diferentes espectros ideológicos às redes sociais para denunciar o desleixo dos governos com a instituição. Mas quem é que antes se preocupou com o assunto?

A agência noticiosa brasileira Lupa, especialista em trabalhos de “fact-checking”, foi ler o programa de todos os candidatos às presidenciais e chegou à conclusão que apenas dois trataram a preservação do património cultural e a política de museus nos programas de governo que registraram no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Marina Silva, da Rede, e o PT são os únicos a trazerem propostas concretas. Há mais sete que têm propostas para a cultura, mas sem especificar os museus.

A candidata da Rede incluiu a política de valorização de museus e afirma: “Nos comprometemos a oferecer condições de funcionamento a museus, arquivos e bibliotecas”.

O PT, sendo que Lula da Silva foi considerado inelegível na última sexta-feira, afirma no programa de governo que fortalecerá a “proteção e promoção do património cultural e de fortalecimento da política nacional de museus”.

Há quatro, um deles Jair Bolsonaro, em segundo lugar nas intenções de voto, é um dos que não tem qualquer proposta nesta matéria.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+