Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Astronomia

Chuva de estrelas risca o céu entre sábado e domingo

12 ago, 2023 - 10:50 • Pedro Mesquita

Será possível ver entre 10 e 20 estrelas por hora das duas às três da manhã sem a lua a brilhar. Longe das luzes da cidade, a partir da meia noite, já será possível avistar alguns meteoros

A+ / A-

Veja também:


A madrugada entre sábado e domingo terá chuva de estrelas. O momento alto deverá ocorrer entre as duas e as três da manhã, mas será possível avistar estrelas cadentes antes dessa hora.

À Renascença, o astrónomo José Augusto Matos diz que será possível observar os primeiros meteoros "antes da meia noite" e aconselhou quem quiser assistir que "o ideal é estar num sítio escuro", "longe das luzes da cidade".

A média esta noite será de 10 a 20 meteoros por hora, acrescenta o astrónomo.

Como a lua está em quarto minguante e, portanto, não está tão brilhante, a chuva de estrelas será mais visível do que noutras alturas em que este "fenómeno periódico" ocorreu.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+