Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Mesmo na prisão, Lula será candidato às eleições presidenciais

09 abr, 2018 - 13:19

O Partido dos Trabalhadores (PT) prepara-se para reafirmar a candidatura. Eleições estão agendadas para outubro.

A+ / A-

Mesmo detido, Lula é candidato às presidenciais brasileiras. De acordo com a imprensa brasileira, o Partido dos Trabalhadores (PT) prepara-se para reafirmar a candidatura.

No entanto, a decisão estará já a motivar divisões no partido. Mesmo perante as dúvidas sobre a possibilidade de Lula poder avançar, o PT evita falar de um "plano B".

A reafirmação da candidatura foi já sublinhada como ponto único da reunião da direção do partido, agendada para esta segunda-feira.

As eleições presidenciais no Brasil estão marcadas para outubro.

Luiz Inácio Lula da Silva, 72 anos, foi o 35.º Presidente do Brasil (2003-2011) e é o primeiro ex-chefe de Estado condenado por um crime comum.

Sempre se declarou inocente e, em março, considerou mesmo que a sua prisão era “a maior barbárie” jurídica na história do Brasil, porque seria o “primeiro preso político do país no século XXI”.

Foi considerado culpado do crime de corrupção e branqueamento de capitais, por ter alegadamente recebido um apartamento de luxo na cidade do litoral do Guarujá como suborno da construtora OAS, uma das empresas envolvidas nos escândalos da Operação Lava Jato.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Luis Ribeiro
    10 abr, 2018 Faro 06:13
    O que é fantastico e elucidativo neste caso, é que o apartamento em causa que supostamente Lula terá recebido...encontra-se penhorado como garantia num processo, por um juiz, em nome de outra pessoa. Pelos vistos, para a Justiça Brasileira, o mesmo apartamento serve para imputar um crime de corrupção a um cidadão e como garantia de divida para um outro. Isto explica muito bem o que se passa no Brasil: os pobres sempre incomodam muita gente.
  • Anónimo
    09 abr, 2018 22:53
    Lula é ladrão, sim. Roubou os corações de mais de 50 milhões de brasileiros. Por muito que tentem, Aécio, Temer, Bolsonaro e corja semelhante nunca conseguirão cometer tal roubo.
  • Vasco
    09 abr, 2018 Viseu 16:01
    O melhor que lhe poderá acontecer é que obtenha uma percentagem de votos muito baixa , caso contrário o mais provável é numa qualquer data não muito distante do ato eleitoral lhe venha a acontecer algum "acidente grave". Malhas que o império tece, não é mesmo?
  • Para refletir...
    09 abr, 2018 Almada 15:42
    Simples, numa democracia o povo é o único soberano e não devem passar por cima do povo. Deixem o povo decidir ou há algum problema em ser o povo a decidir?
  • couto machado
    09 abr, 2018 Porto 15:01
    A urna, salvo seja, fica colocada do lado de dentro ou do lado de fora da gaiola?

Destaques V+