Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Londres. Incêndio na Torre Grenfell começou num frigorífico

23 jun, 2017 - 10:52

A informação está a ser avançada pela BBC, que cita fonte policial. Setenta e nove pessoas foram dadas como mortas ou desaparecidas

A+ / A-
Londres. Incêndio na Torre Grenfell começou num frigorífico
Londres. Incêndio na Torre Grenfell começou num frigorífico

O incêndio na Torre Grenfell, em Londres, não teve mão criminosa. A BBC, que cita um relatório sobre as primeiras conclusões do inquérito, diz que tudo começou num frigorífico.

Em causa está o modelo Hot Point FF175BP, que está agora a ser alvo de novos testes por parte do fabricante. Estas conclusões vêm confirmar aquela que já era a hipótese tida como mais provável, face aos testemunhos de residentes, para a origem do incêndio - a explosão de um frigorífico. As autoridades britânicas falam num equipamento "defeituoso".

O revestimento exterior também não passou nos testes de segurança. A superintendente da Polícia Metropolitanta de Londres, Fiona McCormack, admite haver matéria para avançar com acusações por homicídio no decorrer das investigações.

Setenta e nove pessoas foram dadas como mortas ou desaparecidas.

O Governo britânico já ordenou uma vistoria urgente a cerca de 600 prédios com determinados revestimentos. A confirmação foi feita quinta-feira pela porta-voz da primeira-ministra Theresa May. Os números dizem respeito apenas a Inglaterra. Aguardam-se dados para Escócia, Gales e Irlanda do Norte.

Surgiram suspeitas de que o revestimento acrescentado depois de obras na torre pode ter tido papel determinante no alastrar das chamas e na dificuldade para a saída dos habitantes.

Entre 400 e 600 pessoas viviam nos 24 andares do prédio, localizado no bairro de Kensington. As chamas fizeram 78 feridos, 10 dos quais em estado crítico.

A primeira-ministra britânica, Theresa May, já tinha anunciado que serão disponibilizados cinco milhões de libras (5,7 milhões de euros) para ajuda de emergência às vítimas do incêndio em Londres.


Português que vivia na Torre Grenfell relata "pesadelo" do incêndio
Português que vivia na Torre Grenfell relata "pesadelo" do incêndio
Fogo em Londres "parecia algo saído de um filme de terror"
Fogo em Londres "parecia algo saído de um filme de terror"
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Rui
    24 jun, 2017 Lisboa 16:11
    Num frigorífico a sério que pouca sorte é o mesmo que cair de costas e partir...
  • 23 jun, 2017 14:34
    Num pais tão desenvolvido, arde um edifício por um incendio num apartamento? Onde está a segurança, o cumprimento da legislação na construção e as portas de corta fogo? É só em Portugal que se constrói de qualquer maneira e feitio.
  • Matias
    23 jun, 2017 UK 13:55
    Depois de descobrir a origem do incendio penso que o segundo passo a dar sera perceber porque eh que o alarme de incendio no edificio nao funcionou. isto tendo em conta que o predio foi sujeito a obras de manutencao recentemente
  • Janeka
    23 jun, 2017 Olhão 12:54
    OI ...!!!!!!! Jornalistas.....!!!!!!!!!! ACORDEM !!!! e deixem de nos servir pratos repetidamente requentados. Justifiquem a vossa existência bando de madraços..
  • Jose
    23 jun, 2017 Setubal 12:48
    JMSC Tem razão...soube-se no dia seguinte pela boca do proprietário do frigorífico que o mesmo se tinha incendiado. A vizinha da frente foi alertada pelo senhor e viu o frigorífico a arder e até disse que as chamas na altura eram pequenas. .Convém esquecer Portugal...
  • jmsc
    23 jun, 2017 barreiro 11:45
    essa noticia é conhecida desde o dia seguinte.
  • Nuno teixeira
    23 jun, 2017 Porto 11:27
    Os atuais revestimentos exteriores chamados "capoto" são, fundamentalmente, compostos por placas de esferovite. Havendo algum incêndio, o esferovite arderá em toda a volta da casa, provocando o mesmo efeito do que aconteceu na torre em Londres. Será que o revestimento da citada torre não seria mesmo "capoto"?
  • desatina carreira
    23 jun, 2017 queluz 11:15
    não estava frio estava quente só assim se explica o incêndio

Destaques V+