Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Jogos

Chama-se Eurodreams e vai ser a nova lotaria europeia

28 set, 2023 - 08:18 • Beatriz Pereira

Direcionado para jovens e com prémios de valores mensais, será a maior lotaria europeia desde a criação do Euromilhões, em 2004.

A+ / A-

Chama-se Eurodreams e será a nova lotaria europeia, que o Governo deve aprovar, em Conselho de Ministros, esta quinta-feira.

O projeto vai juntar oito países, incluindo Portugal, e será a maior lotaria europeia desde a criação do Euromilhões, em 2004.

De acordo com o jornal Público, o novo jogo será direcionado mais para jovens, proporcionando prémios fracionados ou em forma de prestações mensais, contrariamente aos prémios imediatos de outros jogos.

O primeiro prémio deverá a ascender a 20 mil euros por mês durante 30 anos. Já o valor do segundo prémio a atribuir estará limitada a um valor máximo de 1,44 milhões de euros, um valor que corresponde a 12 segundos prémios com um valor de dois mil euros por mês por um período de cinco anos cada.

Segundo as informações a que o jornal Público teve acesso, o jogo que junta Espanha, a França, a Irlanda, a Bélgica, a Suíça, a Áustria, o Luxemburgo e Portugal, será apresentado a 20 de Outubro, em Paris. A lotaria deverá acontecer duas vezes por semana, a primeira marcada para o dia 6 de novembro.

Tal como jogos como Euromilhões ou Totoloto, o valor do Imposto de Selo que o Estado vai angariar com estes prémios será de 20%, para valores de prémios iguais ou superiores a cinco mil euros.

Às receitas proveniente do novo jogo, que serão constituídas pelo valor total das apostas admitidas, serão ainda deduzidos 2% destinados à Santa Casa da Misericórdia e outros valores para garantir estarem “reunidas as normas regulamentares aplicáveis”, refere o Público.

Segundo diploma do Governo a que o jornal teve acesso, a criação deste jogo pretende "combater a oferta ilegal neste tipo de sorteios de números, canalizando-a para a oferta legal e controlada de jogos, em estritas condições de segurança, integridade e transparência, as quais são garantidas pela Santa Casa”.

Esta nova lotaria surge numa altura em que tem sido questionado as consequências psicológicas ligadas ao vício do jogo, em particular das “raspadinhas”, depois do estudo "Quem paga a raspadinha?" ter concluído que cerca de 100 mil portugueses têm problemas de jogo com a raspadinha.

A Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Ana Jorge, prometeu também procurar medidas para travar o problema, de forma a prevenir e tratar a dependência.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Teresa Galamba
    17 out, 2023 Feijó 16:22
    Se acabarem com as raspadinhas acaba-se o vício. Já existem jogos a mais para tentar a sorte

Destaques V+