Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Christine Lagarde vai à comissão dos Assuntos Económicos e Monetários do Parlamento Europeu

27 nov, 2023 - 04:31 • Lusa

A agenda prevê também uma abordagem aos impactos das alterações climáticas na política monetária.

A+ / A-

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, vai, esta segunda-feira, à comissão dos Assuntos Económicos e Monetários do Parlamento Europeu, para explicar aos eurodeputados as mais recentes decisões de política monetária do BCE e a dinâmica da inflação na zona euro e nos Estados Unidos.

A agenda prevê também uma abordagem aos impactos das alterações climáticas na política monetária.

Na semana passada, em Berlim, Christine Lagarde disse que dada a dimensão dos aumentos das taxas de juro verificados até agora, será dado algum tempo para ver os seus efeitos na economia, adiantando, no entanto, que "ainda não é tempo de gritar vitória", apesar da considerável descida da inflação na zona euro.

"Podemos agir de novo se constatarmos que há riscos crescentes de não atingir o nosso objetivo de inflação", de 2% a médio prazo, avisou.

O BCE deixou as taxas de juro inalteradas na sua última reunião de política monetária, em outubro, após 10 subidas consecutivas para travar a elevada taxa de inflação.

Apesar de a inflação ter recuado para 2,9% na zona euro em outubro, já mais perto do objetivo do BCE, a presidente da instituição afirmou que não são de esperar cortes nas taxas de juro em breve.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+