Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Orçamento do Estado 2024

Portugal prevê receber mais de 8 mil milhões da UE em 2024

10 out, 2023 - 16:39 • Tomás Anjinho Chagas

Valor fica abaixo do que o país prevê receber até ao final deste ano. Em 2023, "bazuca europeia" representa quase 56% do total dos fundos europeus.

A+ / A-

O Estado português prevê receber, em 2024, 8.104,4 milhões de euros em transferências da União Europeia.

O valor consta na proposta de Orçamento do Estado apresentada esta terça-feira pelo Governo, e fica abaixo do que está previsto receber até ao final do ano: 8.728,7 milhões de euros.

As verbas para o valor final do próximo ano não estão discriminadas.

Para o valor deste ano, a maior fatia é proveniente do PRR (Next Generation EU), que envolve 4.885,3 milhões de euros, ou seja, quase 56% do total das verbas vindas de Bruxelas este ano.

Para o bolo, contam ainda fundos do PT2020, FEAGA, PT2030, FAMI e "Instrumentos Especiais".

No próximo ano, o OE prevê que as verbas do PRR sejam menores do que este ano: "As previsões de recebimentos de verbas no âmbito do NGEU em 2024 apresentam um decréscimo face a 2023, destacando-se a evolução prevista para o Mecanismo de Recuperação e Resiliência (MRR)", pode ler-se no documento defendido esta terça-feira pelo ministro das Finanças.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+