A+ / A-

Inflação anual na zona euro cai para 5,2% em agosto

19 set, 2023 - 10:48 • Lusa com redação

Em Portugal, a taxa de inflação, medida pelo Índice Harmonizado dos Preços no Consumidor fixou-se em agosto nos 5,3%, face aos 9,3% de agosto de 2022.

A+ / A-

A taxa de inflação anual na zona euro abrandou em agosto para 5,2%, face a 5,3% em julho. Na União Europeia (UE) recuou para os 5,9% (6,1% em julho). Os dados são divulgados esta terça-feira pelo Eurostat.

Ainda segundo o gabinete de estatística da EU, em agosto de 2022, a taxa de inflação média dos 20 países da moeda única era de 9,1% e a do conjunto dos 27 Estados-membros de 10,1%.

Na zona euro, inflação subjacente ('core') - que exclui os agregados mais voláteis como energia, bens alimentares, álcool e tabaco - fixou-se, por seu lado, nos 5,3%, um abrandamento face aos 5,5% de julho, mas um ponto acima da taxa homóloga (4,3%).

A taxa de inflação anual da energia, por seu lado, foi de -3,3% na zona euro, face aos -6,6% de julho e aos 38,6% de agosto de 2022.

Na UE, as maiores taxas de inflação -- medidas pelo Índice Harmonizado dos Preços no Consumidor (IHPC, que permite fazer comparações entre países) -- foram registadas na Hungria (14,2%), República Checa (10,1%) e Eslováquia (9,6%).

Em Portugal, a taxa de inflação, medida pelo IHPC, fixou-se em agosto e é de 5,3%, face aos 4,3% de julho e aos 9,3% de agosto de 2022.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+