Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

turismo

Verão de 2023 deixou os empresários algarvios satisfeitos

27 set, 2023 - 07:08 • João Mira Godinho com Redação

2022 e 2019 tinham sido, historicamente, os dois melhores anos turísticos do Algarve. Se os números se confirmarem, o verão de 2023 vai ser o melhor de sempre para os empresários algarvios.

A+ / A-

A meio de agosto soou o alarme entre os empresários do setor turístico algarvio - a procura estava abaixo do esperado. O que prometia ser um verão com muitos proveitos, ameaçava tornar-se numa desilusão. Chegamos ao Outono e, afinal, não há razões de queixa, mesmo quando ainda não são conhecidos os números oficiais do Instituto Nacional de Estatística (INE) relativos ao mês de agosto.

"Confesso que há alguma expectativa para esses números, porque creio que virão confirmar de que tivemos um muito bom ano turístico na região. Não só em termos de ocupação, como em termos de hóspedes e de dormidas", diz o presidente da Região de Turismo do Algarve, André Gomes.

"Perante aquilo que são os dados disponíveis até ao final de julho, encontramos um crescimento destes setores, quer relativamente a 2022, quer a 2019", acrescenta.

2022 e 2019 que tinham sido, historicamente, os dois melhores anos turísticos do Algarve. Assim, se os números se confirmarem, o verão de 2023 vai ser o melhor de sempre para os empresários algarvios.

A noticiada quebra de procura por parte dos portugueses confirmou-se, mas houve outras nacionalidades que a compensaram. Foi o caso dos naturais do Reino Unido e da Irlanda: dois mercados que tradicionalmente já muito procuravam o Algarve.

Verificou-se, igualmente, uma forte subida de turistas dos Estados Unidos e do Canadá. Motivados por ações de promoção mas também por um novo fenómeno: o investimento norte-americano no Algarve, como explica o presidente da Associação de Hóteis e Empreendimentos Turísticos do Algarve, Hélder Martins: "O que se está a notar mais no Algarve são fundos e empresas norte-americanas a comprar hóteis e empreendimentos turísticos."

Chegado o outono, os empresários do setor turístico algarvio estão satisfeitos. Até porque, como diz ainda Hélder Martins, "o principal foi conseguido", tanto para os empresários como para os turistas.

"O verão turístico correu bem, tivemos muitos clientes, aumentamos o número de clientes, aumentamos proveitos e, portanto, quem veio ao Algarve passar as suas férias de sol e praia saiu daqui com uma boa imagem do destino", conclui.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+