Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Turismo algarvio reclama por mais atenção da parte da TAP

27 set, 2023 - 09:04 • João Mira Godinho com Redação

Atualmente, a transportadora aérea nacional assegura apenas uma ligação direta a partir de Faro - para Lisboa. Além disso, assegura mais uma ligação, à Madeira, mas com escala na capital.

A+ / A-

O presidente da Associação de Hotéis e Rmpreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), Hélder Martins, diz que "a TAP não existe para o Algarve".

"Aquilo que a TAP representa para o Algarve é muito residual e duvido que o venha a fazer no futuro”, queixa-se Hélder Martins, em declarações à Renascença, assumindo a importância que a companhia aérea nacional tem para o turismo algarvio.

Mais moderado nas críticas mostra-se o presidente da Região de Turismo do Algarve, André Gomes: "Obviamente, esperava que a TAP tivesse aqui um contributo e um peso muito maior naquilo que são o número de rotas que são operacionalizadas a partir do Aeroporto de Faro. Nomeadamente, para aquilo que são as ligações para o mercado interno."

Hélder Martins nem reclama mais destinos, como aconteceu no passado, mas pede uma maior frequência dos voos da transportadora aérea nacional que, atualmente se realizam apenas de manhã e à tarde.

"O que a TAP devia ter para o Algarve era uma linha de voos com aviões mais pequenos, que fizesse uma ligação Lisboa – Algarve com mais frequência. Porque há pessoas que fazem um voo da TAP dos Estados Unidos e ficam várias horas à espera para vir para Faro”, explica.

O presidente da AHETA afirma que há turistas norte americanos que preferem voar para Dublin, na Irlanda e, depois, aí, apanharem um avião para o Algarve.

Já André Gomes defende que um maior número de ligações da TAP a partir de Faro não seria importante apenas no verão. “Poderá ter até mais expressão não só naquilo que é o período de verão mas até inclusivamente naquilo que são os períodos de época baixa, com um contributo muito forte naquilo que é o turismo de negócios e que beneficia muito daquilo que são as ligações que TAP faz a nível nacional”, declara.

Hoje em dia, as ligações no Aeroporto de Faro, são principalmente asseguradas por companhias ‘low cost’. Em 2022, mais de 8 milhões de pessoas passaram pelo aeroporto.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+