Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Gestores do Banco de Fomento serão "à prova de bala"

14 jul, 2021 - 14:01 • Lusa

"Vítor Fernandes não tem condições neste momento para ser eleito para o cargo que estava indicado", admite o ministro da Economia.

A+ / A-

O ministro da Economia, Siza Vieira, garantiu hoje que os gestores do Banco de Fomento serão "à prova de bala", reafirmando que Vítor Fernandes "não tem condições neste momento" para ser eleito para a administração da instituição.

"Vítor Fernandes não tem condições neste momento para ser eleito para o cargo que estava indicado e nesse sentido assegura-se que os gestores que estarão no Banco de Fomento serão à prova de bala, independentes e imparciais", afirmou Siza Vieira.

O ministro de Estado, Economia e Transição Digital falava numa audição regimental na comissão parlamentar de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação, em resposta ao PSD.

Siza Vieira defendeu que a instituição deve ter "gestores adequados, competentes, com experiência, imparciais, independentes e absolutamente idóneos", sublinhando que o Governo procurou garantir que os cargos de direção a recrutar para o Banco de Fomento não têm "qualquer atividade partidária ou política".

Na segunda-feira, o Governo anunciou a suspensão da nomeação de Vítor Fernandes para a presidência do Conselho de Administração do Banco do Fomento para evitar "controvérsia" na instituição, disse então o ministro da Economia, reafirmando hoje perante os deputados esta posição.

"Parece-me que nesta altura não devemos proceder à eleição do presidente do Conselho de Administração", adiantou, depois de o ex-administrador do Novo Banco ser mencionado em documentos do Ministério Público (MP) referentes à operação Cartão Vermelho, na qual o presidente da Promovalor e do Benfica (com funções suspensas) Luís Filipe Vieira é arguido.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+