Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ministro das Finanças

"Portugal não voltará à austeridade", mas mantém exigência

07 jul, 2021 - 11:30 • Lusa

João Leão grante que o Governo está comprometido com a estabilidade fiscal e com o regresso à trajetória de recuperação de rendimentos e do emprego.

A+ / A-

O ministro de Estado e das Finanças assegurou no Parlamento que "Portugal não voltará à austeridade", mas advertiu que o próximo Orçamento do Estado "não será mais fácil ou menos exigente que os anteriores".

"Portugal não voltará à austeridade. Estamos comprometidos com a estabilidade fiscal e com o regresso à trajetória de recuperação de rendimentos e do emprego", começou por dizer João Leão aos deputados, no âmbito de uma audição regimental, a que se juntou um requerimento do PCP.

Posteriormente, o ministro afirmou que o próximo Orçamento do Estado (OE2022) "não será mais fácil ou menos exigente que os anteriores", apesar da suspensão das regras orçamentais de Bruxelas em 2022 permitir "um estímulo de natureza extraordinária" e "passar de medidas de emergência para medidas de apoio ao forte relançamento da economia".

Porém, o governante com a pasta das Finanças alertou que é necessário "manter o foco na recuperação económica e no investimento, com o apoio do Programa de Recuperação e Resiliência [PRR]", para "enfrentar as principais cicatrizes deixadas pela crise", especialmente nas áreas da "economia, saúde e educação".

Anteriormente, João Leão já tinha saudado os partidos que viabilizaram o OE2021, no caso o PS, PCP, PAN e PEV, bem como as deputadas não inscritas Cristina Rodrigues e Joacine Katar Moreira.

O ministro disse ainda valorizar as medidas que "têm a marca dos diferentes partidos" e das deputadas não inscritas, lembrando que ainda "estamos a meio do exercício orçamental", numa referência ao requerimento do PCP para a audição de hoje.

"Continuamos comprometidos e empenhados na plena concretização deste orçamento até ao último dia do ano. A meio do ano já concretizámos mais de metade das medidas previstas no orçamento", vincou o ministro.

João Leão elencou a execução várias medidas aprovadas no OE2021 juntamente com os outros partidos, como o pagamento do 'lay-off' a 100%, o pagamento extraordinário por seis meses do subsídio de desemprego, o aumento de pensões, o apoio extraordinário ao rendimento dos trabalhadores.

O ministro referiu ainda a aprovação do subsídio de risco para os profissionais na linha da frente no combate à Pandemia, a contratação de mais de 2.000 profissionais para o Serviço Nacional de Saúde, ou a superação dos 150 milhões de euros no investimento em centros de saúde.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Americo Anastacio
    07 jul, 2021 Leiria 10:47
    Desculpe, mas é para rir ? Não consigo outra coisa. Cativações são o quê ? Essa narrativa já não cola.

Destaques V+