Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

Ministro admite recuperação robusta, mesmo sem turismo

01 jul, 2021 - 20:50 • Sandra Afonso , Filipe d'Avillez

Siza Vieira acredita que as empresas não irão ter grandes dificuldades em enfrentar o final das moratórias.

A+ / A-

O ministro da Economia acredita que a recuperação económica em Portugal será robusta, já em 2021.

A expressão foi utilizada ontem pelo Ministro das Finanças e repetida esta quinta-feira pelo colega da Economia. Ainda assim, Pedro Siza Vieira retira o sector do turismo desta equação, o governante admite que está a ser mais afetado pela pandemia do que era esperado.

“Continuo a acreditar verdadeiramente numa retoma robusta. É verdade que estávamos a contar que este terceiro trimestre pudesse ser a continuação de um crescimento muito grande que tivemos no segundo trimestre. Provavelmente não vamos ter um contributo tão vigoroso da atividade turística e da procura externa de turistas para o crescimento no terceiro trimestre, e isso obviamente há de ter um impacto não positivo sobre o nosso crescimento.”

Para o presidente da Confederação Empresarial de Portugal, António Saraiva, é indiferente se no segundo semestre Portugal cresce menos ou mais de 4%, como dizia ontem João Leão. Os patrões querem que a economia cresça de forma sustentada e já têm propostas para entregar ao Governo.

“Temos aqui durante estes próximos anos, até 2030, 62 mil milhões. É uma oportunidade para que o país, pensando naquilo que correu mal e naquilo em que cometemos erros nestes últimos anos, para que o crescimento tenha sido tão anémico, como é que nós coletivamente pomos o país a crescer mais do que 4%. Se vamos atingi-lo já em 2022 ou ainda em 2021, seria ótimo, agora, temos de sustentadamente manter esse crescimento, e isso exige reformas e é nisso que estamos empenhados, e ainda esta semana entregaremos este documento com uma estratégia de crescimento e competitividade, onde tentamos responder a estas questões.”

As declarações foram feitas esta quinta-feira, num debate organizado em Lisboa pelo grupo Global Media, onde o Ministro da Economia reafirmou que as moratórias não terminam sem uma solução alternativa, que em alguns casos já está a ser negociada: “Para os setores mais afetados, que não beneficiaram da continuação da atividade, vamos precisar de lhes dar mais tempo. Como é que fazemos isso? Vamos dar aos bancos e às empresas a oportunidade de discutirem em que condições podem proceder ao refinanciamento ou à reestruturação da sua dívida sobre moratória, e o Estado, para as empresas nos setores mais afetados, empresas que não estejam em incumprimento, poderem dar uma garantia sobre uma parte do crédito que está em moratória, para facilitar o esforço que os bancos terão de fazer com isso”.

Pedro Siza Vieira diz ainda que as novas condições do Governo deverão ser divulgadas ainda este mês.

“Aquilo que espero é que nas próximas semanas, idealmente antes do meio do mês de julho, possamos dar aos bancos e às empresas o quadro claro em que podem começar a ter estas conversas, que aliás em muitos casos já estão a ser tidas.”

“Mas acho que temos condições para ultrapassar bem isto, e esta era a nota que queria deixar. Estou profundamente convencido que a maior parte das empresas não vão ter dificuldade em enfrentar o fim das moratórias”, concluiu.

Em entrevista à Renascença e ao “Público”, o ministro da Economia já avançou quais podem ser essas medidas para apoiar as empresas no fim das moratórias, como garantias do Estado ou mesmo a entrada do Estado no capital de empresas que estejam em dificuldades, mas sejam consideradas viáveis.

No debate esteve ainda o presidente do Novo Banco, António Ramalho, que lembrou que nem todos os sectores sentiram a crise da mesma forma e mesmo dentro de cada área o impacto é diferente em cada tipo de atividade.

Como exemplo apontou a indústria têxtil ou a agricultura, onde há produções e fileiras com grande procura, enquanto outras podem estar a sentir dificuldades.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+