Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Explicador Renascença

Por que é que médicos de urgências deixam de passar atestados a doentes com pulseira verde e azul?

29 fev, 2024 - 08:00 • André Rodrigues

Só os doentes graves é que vão ter direito ao certificado de incapacidade passado pelo médico da urgência.

A+ / A-
Por que é que médicos de urgências deixam de passar atestados a doentes com pulseira verde e azul?
Ouça o Explicador Renascença

Os médicos das urgências deixam de poder passar atestados a doentes com pulseira verde e azul.

Uma das novas regras para as baixas médicas entram em vigor já esta sexta-feira.

O Explicador Renascença esclarece porquê e o que é que muda.

Qual é o objetivo?

Dar prioridade às situações mais graves. Neste caso, aos doentes que forem triados com pulseiras vermelha, laranja e amarela.

É o que resulta de uma deliberação da Direção Executiva do SNS. Só os doentes graves é que vão ter direito ao certificado de incapacidade passado pelo médico da urgência.

E aos que têm situações menos graves?

A esses aplica-se a autodeclaração de doença. Ou seja, um doente com pulseira verde e azul pode recorrer à modalidade em que seja ele próprio a requerer uma baixa autodeclarada através do SNS24.

Ou, em alternativa, deslocando-se ao centro de saúde para obter essa mesma baixa junto do médico de família.

E o não atendimento de doentes sem gravidade?

Aí estamos a falar de uma medida que entra em vigor na próxima segunda-feira.

No fundo, é a continuação daquilo que foi testado no Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde. Isto é, doentes não urgentes que, por sua iniciativa, cheguem às urgências de Gaia e da Feira passam a ser encaminhados para uma consulta no centro de saúde nas 24 horas seguintes.

É o projeto “Ligue Antes, Salve Vidas” que a Direção Executiva do SNS quer estender a todo o país.

Já no caso destas novas regras para as baixas, trata-se do alargamento da autodeclaração de doença àquelas situações menos graves, mas que, em muitos casos, acabam por entupir os serviços com situações cujo quadro clínico não justifica uma ida à urgência.

Que outras regras entram em vigor?

Também os médicos do setor privado passam a poder emitir baixas, para efeitos de subsídio de doença. Algo que, neste momento, só os médicos de família do Serviço Nacional de Saúde podem fazer.

Outra mudança, mas essa só a partir de abril, quem tenha uma baixa poderá ser convocado para exames médicos sem horário pré-definido.

O que é que isso significa?

Significa que alguns dos exames para atestar incapacidade passam a poder ser realizados por videochamada, ou na própria casa do utente.

E, ao nível da fiscalização das baixas, o controlo pode ser feito por técnicos da Segurança Social, acompanhados por médicos ou, até mesmo, agentes das autoridades. E pode ser feito a qualquer momento.

Como assim?

De acordo com a lei, a verificação das baixas pode ocorrer "a todo o tempo, nas situações legalmente previstas ou naquelas em que se presuma a não existência ou mesmo a cessação de incapacidade".

Isto abrange as baixas superiores a três dias, ou uma nova auto declaração de baixa, mesmo após uma decisão que considere que não há razões para manter essa situação.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+