Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Compras online aumentam 10% em ano de pandemia

29 abr, 2021 - 14:03 • Lusa

Maioria das transações foi com comerciantes estrangeiros, revela um relatório do Banco de Portugal.

A+ / A-

As compras online com cartões de pagamento portugueses cresceram 9,6% em 2020, ano de crise pandémica, sendo que a maioria do valor gasto é em comerciantes estrangeiros, segundo dados divulgados nesta quinta-feira pelo Banco de Portugal.

De acordo com o Relatório dos Sistemas de Pagamentos, o ano passado, as compras online cresceram de forma significativa, tendo aumentado em 32,3% o número de operações e em 9,6% o montante total.

Contudo, o Banco de Portugal não divulga os valores absolutos gastos em compras online.

Em 2020, as compras online com cartões portugueses feitas a entidades localizadas fora de Portugal representaram cerca de 65% do número e do valor total das compras online.

Nestas compras a comerciantes estrangeiro incluem-se, por exemplo, pagamentos a entidades como Netflix ou Apple Store.

O ano de 2020 foi marcado pela crise da Covid-19, com alteração dos hábitos de consumo e pagamento dos residentes em Portugal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+