Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Governo lança Portal Mais Transparência

28 abr, 2021 - 10:46 • Ana Carrilho , Cristina Nascimento

Terá informação sobre utilização dos fundos comunitários e aceder a outros dados orçamentais e financeiros.

A+ / A-

O Portal Mais Transparência é lançado pelo Governo esta quarta-feira. A iniciativa pretende, por exemplo, permitir aos cidadãos acompanhar a utilização dos fundos comunitários e aceder a outros dados orçamentais e financeiros.

Em declarações à Renascença, a ministra da Modernização Administrativa, Alexandra Leitão explica que, numa primeira fase, o portal “vai ter dados sobre fundos, informação sobre fundos, não só sobre a execução dos programas operacionais, mas também do PRR, nesta fase apenas ainda a descrição do mesmo e depois quando houver execução naturalmente faremos a introdução desses elementos”.

Mais tarde, numa segunda fase, estarão disponíveis “dados orçamentais e financeiros e depois vão sendo disponibilizadas novas fases, designadamente, um separador sobre contratação pública com ligação ao Base.Gov e dados sobre atendimento na Administração Pública”.

Este Portal da Transparência foi considerado "absolutamente decisivo" pelo gestor António Costa e Silva, coordenador do plano de relançamento da economia, citado pela agência Lusa.

Diz tratar-se de uma ferramenta essencial para resolver um "problema de confiança e suspeição".

"Temos um problema de confiança no nosso país e de suspeição, às vezes, generalizada e nós só podemos fazer face a isso se os próprios poderes públicos forem transparentes e prestarem contas", afirmou António Costa e Silva, em resposta aos deputados, na comissão eventual para o acompanhamento da aplicação medidas resposta à pandemia Covid-19 e do processo de recuperação económica e social.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+