Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Desemprego recua para 7,1% em novembro, mas mantém subida homóloga

29 jan, 2021 - 13:28 • Lusa

Segundo dados provisórios do INE, houve menos quase 370 mil pessoas desempregadas em novembro, face a outubro, mas mais 22 mil em comparação com novembro de 2019.

A+ / A-

A taxa de desemprego baixou entre outubro e novembro de 2020, mês em que se situou nos 7,1% (menos 0,4 pontos percentuais do que no mês anterior), revela nesta sexta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Os dados provisórios indicam, contudo, que a queda não contrariou a tendência de subida anual verificada, uma vez que a taxa verificada em novembro do ano passado estava 0,4 pontos percentuais acima da registada no mesmo mês em 2019.

As estimativas mensais do desemprego apontam ainda para que a taxa de desemprego (segundo o conceito da Organização Internacional de Trabalho - OIT) tenha continuado a descer em dezembro em termos mensais para 6,5%, menos 0,6 pontos percentuais que no mês precedente e menos 0,2 pontos percentuais em termos homólogos.

A população desempregada diminuiu 4,7% em novembro em relação a outubro de 2020 para 368,9 mil pessoas, tendo aumentado 6,3% por comparação com novembro de 2019 (22 mil pessoas).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+