Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

Número de cirurgias oncológicas caiu 15%, mas fazem-se mais operações "muito prioritárias"

13 mai, 2020 - 13:27 • Inês Braga Sampaio

Foram operados menos cerca de 2.500 pacientes, entre 1 de janeiro e 30 de abril de 2020. O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, explica que foi dada prioridade às cirurgias muito prioritárias, que se fazem mais que em 2019.

A+ / A-

Veja também:


Entre 1 de janeiro e 30 de abril, foram realizadas cerca de menos 15% de cirurgias oncológicas, comparativamente ao período homólogo de 2020. Contudo, o número de cirurgias de alta prioridade aumentou.

"Temos cerca de menos 2.500 doentes operados, o que corresponde a cerca de menos 15%. Esta redução foi, essencialmente, à custa de cirurgia com prioridade normal, o que corresponde a, mais ou menos, menos 25%. Na cirurgia muito prioritária, houve um aumento de 7%. Nesta área, realizam-se à volta de 4.000 cirurgias por mês. A radioterapia reduziu, também, cerca de 10%, mas, ainda assim, foi uma redução inferior em relação a outras áreas de diagnóstico e terapêutica", esclareceu António Lacerda Sales, na conferência de imprensa sobre a situação pandémica em Portugal.

O secretário de Estado aproveitou, ainda, para, "dada a importância e prioridade" que a área em causa tem, lembrar aos doentes oncológicos que "não há que ter medo nem receio" de marcar cirurgias.

"Os circuitos e fluxos estão perfeitamente diferenciados e as condições de segurança são muito boas. Às vezes, são bem piores as consequências de uma cirurgia que não se realiza que a questão, neste momento, da Covid-19. Recorram, porque o Serviço Nacional de Saúde está preparado para acolhê-los e operá-los", apelou o governante.

Lacerda Sales reforçou que, na retoma da atividade assistencial programada, "houve preocupação acrescida em relação à oncologia": "Essas marcações terão de ser feitas o mais rapidamente possível e nós continuaremos a insistir para que tal venha a acontecer."

De acordo com o balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS) desta quarta-feira, morreram 1.175 por Covid-19 em Portugal, das 28.132 oficialmente infetadas. Já foram dados como recuperados 3.182 pacientes.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+