Carlos Moedas acusa Fernando Medina de ter mentido sobre os festejos dos adeptos do Sporting. O candidato do PSD considera que o autarca deve um pedido de desculpas aos lisboetas.

Numa nota enviada às redações, Moedas recorre às declarações feitas no programa “Sexta às 9”, da RTP, para dizer que confirmam “o que mais temíamos”.

“Fernando Medina mentiu sobre os pareceres da PSP e mentiu quanto à possibilidade de poder ter apresentado uma alternativa para que os festejos dos adeptos do Sporting se realizassem em segurança”, acusa.

Para o candidato do PSD, “Medina deve, no mínimo, um pedido de desculpas público a todos os Lisboetas. Pelo que deixou acontecer e, não menos, por ter tentado enganar os Lisboetas acerca das responsabilidades que não quis assumir e procurou atirar para outros.”

Nesta nota diz que dão muito anos de falhas e faz uma alusão às autárquicas. “Felizmente estamos a poucos meses de podermos mudar a presidência da Câmara Municipal de Lisboa, a poucos meses de podermos virar a página deste exercício diário de irresponsabilidade e incompetência.”

Aproveita para sublinhar que irá sempre assumir as suas responsabilidades e com transparência. “Se errar e tiver de pedir desculpa aos Lisboetas, é o que farei”, conclui.

A Renascença tentou obter uma reação de Fernando Medina, mas o autarca não quis comentar.

Na terça-feira, dezenas de milhares de pessoas celebraram sem distanciamento, e muitas sem máscara, a conquista do Sporting, apesar do atual estado de calamidade. O comportamento foi visto como perigoso e preocupante pelo vice-presidente da Associação de Médicos de Saúde Pública. Gustavo Tato Borges responsabiliza tanto autoridades como adeptos.