Veja também:


O candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, deu a volta aos resultados provisórios nos estados da Geórgia e da Pensilvânia, assumindo a liderança na corrida à Casa Branca contra o rival, o Presidente Donald Trump, que liderava a contagem até esta sexta-feira de manhã.

Ao terceiro dia de contagem de votos em estados cruciais, os últimos resultados provisórios, anunciados pelos meios locais às 4h30 locais (9h30 em Lisboa), davam a Biden uma vantagem sobre Trump de apenas 917 votos na Geórgia, uma diferença mínima, mas significativa, porque vem inverter a margem que o Presidente tinha e que foi diminuindo progressivamente nos últimos dias.

A contagem de votos naquele estado continua, bem como na Pensilvânia, onde por volta das 14h em Lisboa Biden também ultrapassou Trump, numa altura em que está já contabilizado 95% do total de boletins no estado.

A confirmar-se a sua vitória na Pensilvânia, que representa 20 votos no Colégio, Biden não precisa de assegurar a vitória em mais nenhum estado. Neste momento, o ex-vice-presidente tem já assegurados 253 votos, sendo que necessita de um mínimo de 270 delegados no Colégio Eleitoral para vencer as presidenciais.

Já Trump, que insistiu ontem nas denúncias infundadas de fraude eleitoral alegadamente orquestrada pelos democratas, continua a ter apenas garantidos 214 votos do total de 538 assentos no colégio, seguindo igualmente atrás de Trump em número de votos populares.

[atualizado às 14h30]