A TAP vai receber aos 462 milhões de euros em compensação pelo impacto da pandemia de Covid-19 nos próximos dias. A informação está a ser avançada pelo jornal ECO.

“A disponibilização, nos termos constante da decisão da Comissão Europeia, da verba de 462 milhões de euros será feita na totalidade e ocorrerá nos próximos dias“, explicou fonte oficial do Ministério das Finanças.

Esta compensação diz respeito apenas ao período entre 19 de março e 30 de junho de 2020 pelo que a companhia aérea poderá ainda beneficiar de novas compensações referentes à segunda e terceiras vagas do vírus que levaram o país a fechar fronteiras e a confinar. Não há qualquer impedimento a que Portugal volte a requisitar compensações para a TAP referentes ao segundo semestre de 2020 e arranque de 2021.

A empresa ainda aguarda a aprovação de Bruxelas sobre o plano de reestruturação, que irá desbloquear mais tranches do apoio público que poderá totalizar 3,7 mil milhões até 2024.

Como a TAP está a ser alvo de assistência ao abrigo do auxílio de Emergência e Reestruturação (e para que não haja sobrecompensação), o dinheiro destas compensações vem do envelope total de ajuda à TAP até 2024, que pode ir até um máximo de 3,7 mil milhões de euros (incluindo os 1,2 mil milhões recebidos em 2020).



Tópicos