2020, o ano extraordinário da Covid-19 e da consequente crise económica global está a terminar. Sabe-se que a pandemia aumentou a pobreza e a fome no mundo – e disso nos alertou o Programa Alimentar Mundial, agência da ONU que recebeu o Nobel da Paz.

A vida e morte das comunidades podem ser determinadas pelo uso que fazemos da terra. A poucos dias de entrarmos no Ano Internacional das Frutas e dos Legumes, o Da Capa à Contracapa coloca os pés na terra para falar de um livro editado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos: "As Plantas e a Alimentação Mundial".

Trata-se de um glossário/enciclopédia sobre plantas, dividido em três partes, uma das quais sobre alimentação no mundo.

José Eduardo Mendes Ferrão é o autor. Professor catedrático, jubilado, de Agronomia Tropical no Instituto Superior de Agronomia, foi secretário de Estado da Agricultura e presidente da comissão nacional da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), entre outros cargos e funções relevantes na ciência e na academia.

Neste livro, contou com o apoio de Luís Mendonça de Carvalho, convidado deste programa, a que se junta Helena Freitas.

Luís Mendonça de Carvalho é biólogo, professor, investigador e diretor do Museu Botânico em Beja. Helena Freitas também é bióloga e Professora Catedrática da Universidade de Coimbra.

O Da Capa à Contracapa é uma parceria da Renascença com a Fundação Francisco Manuel dos Santos, para ouvir na Edição da Noite e sempre que quiser em podcast e em rr.sapo.pt.