Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

“A guerra é uma loucura, parem por favor”. Papa oferece mediação no conflito Rússia-Ucrânia

06 mar, 2022 - 11:53 • Ricardo Vieira

Francisco defende a realização de negociações e reforça a disponibilidade da Igreja para ajudar na tentativa de alcançar a paz na Ucrânia, invadida há 11 dias pela Rússia.

A+ / A-
“A guerra é uma loucura, parem por favor”. Papa oferece mediação no conflito
“A guerra é uma loucura, parem por favor”. Papa oferece mediação no conflito

Veja também:


“A guerra é uma loucura, parem por favor, olhem para esta crueldade”, apelou este domingo o Papa Francisco, durante a celebração do Angelus, na praça de S. Pedro, no Vaticano.

O Papa defende a realização de negociações e reforça a disponibilidade da Igreja para ajudar na tentativa de alcançar a paz na Ucrânia, invadida há 11 dias pela Rússia.

Perante uma multidão de fiéis, alguns com bandeiras da Ucrânia, Francisco disse que “na Ucrânia correm rios de sangue e de lágrimas”.

“Não se trata apenas de uma operação militar, mas de guerra, que semeia morte destruição e miséria”, declarou.

“As vítimas são cada vez mais numerosas, assim como as pessoas em fuga, especialmente mães e crianças. Naquele país martirizado cresce dramaticamente a cada hora a necessidade de assistência humanitária”, sublinhou o Santo Padre.

Numa altura em que a guerra já provocou mais de 1,5 milhões de refugiados, o Papa reforça o apelo à criação de corredores humanitários.

"Dirijo o meu veemente apelo para que sejam garantidos corredores humanitários, que seja garantido e facilitado o acesso de ajuda às zonas sitiadas, para levar socorro aos nossos irmãos e irmãs oprimidos pelas bombas e pelo medo.”

Francisco deixa uma palavra de agradecimento a “todos aqueles que estão a acolher os refugiados” e implora “que cessem os ataques armados e prevaleça a negociação, e prevaleça o bom-senso e se volte a respeitar o Direito internacional”.

Francisco também agradece “aos jornalistas que para garantir a informação colocam em vida a própria vida”.

“Obrigado irmãos e irmãs por este vosso serviço, um serviço que nos permite estar próximo do drama daquelas populações e nos permite avaliar a crueldade de uma guerra", declarou o Papa, que depois rezou pela paz na Ucrânia.

Uma nova tentativa de cessar-fogo para retirar civis da cidade de Mariupol está prevista para este domingo.

A informação foi confirmada pela Câmara Municipal local, que, via Telegram, adianta que a nova tentativa de cessar-fogo deverá começar às 10h00 (hora portuguesa) e terminar às 21h00.

A organização não-governamental Médicos Sem Fronteiras (MSF) defende que é “imperativo” retirar rapidamente a população da cidade ucraniana de Mariupol, cercada pelo exército russo, devido à situação humanitária “catastrófica”.

Para segunda-feira está prevista uma terceira ronda de negociações entre delegações da Ucrânia e da Rússia, para tentar encontrar uma solução para o fim da guerra.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+