Tempo
|

Jornada Mundial da Juventude

Mapa interativo JMJ. Onde estacionar e que estações de metro e comboio fecham?

14 jul, 2023 - 17:54 • Salomé Esteves

São muitas as alterações à circulação em Lisboa entre 1 e 6 de agosto. Há três zonas de trânsito condicionado, quatro estações de metro e quatro estações de comboio encerradas, um terminal rodoviário deslocado e alguns parques de estacionamento extra em Loures, Jamor e Parque das Nações. Explore o mapa interativo para ver o que muda no trânsito em Lisboa durante a Jornada Mundial da Juventude.

A+ / A-
Paragens de metro e de comboioencerradasLocalização temporáriade terminal rodoviárioDocas de biciletas GiraEstações de MetroEstações de ComboioInterfaces fluviaisEstacionamentode veículos ligeirosEstacionamentode veículos especializadosZona vermelhaZona amarelaZona verdeExplore o mapa interativo paraver as alterações ao trânsitoprevistas para Lisboa.Pode fazer zoom e clicarnos elementos.

VEJA TAMBÉM:


As zonas mais condicionadas estão próximas dos principais locais da Jornada, como o Parque Eduardo VII e o Parque Tejo, onde decorrerão os principais eventos.

A 1, 3 e 4 de agosto, as estações de metro dos Restauradores, da Avenida (da Liberdade), do Marquês de Pombal e do Parque vão ser encerradas. A alteração da localização da paragem de autocarro do Marquês de Pombal para a Rua Marquês Sá da Bandeira, perto do Jardim da Fundação Calouste Gulbenkian, vai alterar o percurso de doze linhas.

Nos dois dias seguintes, 5 e 6 de agosto, serão encerradas as estações de comboio em torno do Parque Tejo: Moscavide, Sacavém, Bobadela e Santa Iria.

Apesar das estações fechadas e dos desvios nas linhas, todos os modos de transporte vão ter um reforço diário no número de lugares entre 1 e 6 de agosto, de acordo com a localização dos eventos. A acrescentar a este aumento, os peregrinos e voluntários receberão um passe para agilizar a mobilidade.

A organização espera que a larga maioria dos peregrinos e voluntários se desloque entre os eventos de transportes públicos e que o recurso ao transporte privado ronde os 20%. Ainda assim serão disponibilizados parques de estacionamento extraordinários no Jamor, no Parque das Nações e em Loures. O conjunto destes parques permitirá estacionar 5400 veículos.

Estão ainda planeadas duas localizações para estacionamento de veículos especializados, uma junto ao aeroporto de Lisboa e outra, na ponta norte do Parque Tejo.

O plano de mobilidade e de segurança para a Jornada Mundial da Juventude foi apresentado esta sexta-feira.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+