Tempo
|

JMJ

Visita do Papa a Fátima condiciona trânsito durante 11 horas

04 ago, 2023 - 16:53 • Salomé Esteves com Lusa

Zona em torno do Santuário estará cortada ao trânsito entre as 3h da manhã e as 14h. Revista de segurança começa durante a noite.

A+ / A-


Francisco estará em Fátima perto de 90 minutos, mas o trânsito estará condicionado durante 11 horas.

A zona circundante do Santuário de Fátima estará totalmente cortada ao trânsito este sábado, entre as 3h da manhã e as 14h. Uma segunda zona, mais abrangente, poderá ter condicionamentos ocasionais, ainda variáveis, durante o mesmo período. Em nenhuma das zonas é permitida a circulação de bicicletas e trotinetes.

Nestas zonas, é apenas permitida a circulação de veículos devidamente acreditados. A organização aconselha que não se faça largada de passageiros perto do Santuário, a não ser que se tratem de pessoas com mobilidade reduzida.

As autoridades prepararam-se para um aumento considerável na afluência nos principais acessos a Fátima, especialmente através da A1, da EN356, da EN357 e no IC9. Para quem se desloque de carro, existem cerca de 50 parques de estacionamento, alguns dos quais ligados ao Santuário através de transferes que vêm de Ourém, de Santa Catarina e de Ortiga. Estas linhas funcionam entre as 4h da manhã e as 17h.

A lotação de cada um dos parques pode ser verificada através da aplicação da Jornada.

A GNR prevê que a lotação do Santuário de Fátima, de cerca de 270 mil peregrinos, seja ultrapassada este sábado, devido à visita do Papa Francisco. As revistas de segurança aos pregerinos começam na noite desta sexta-feira.

Espera-se que muitos peregrinos se desloquem para o local já na noite de sexta-feira, para "garantir o lugar para os eventos de sábado", referiu Mafalda Almeida, porta-voz da GNR, em conferência de imprensa.

Durante a sua visita a Fátima, o Papa Francisco fará a recitação do terço na Capelinha das Aparições do Santuário de Fátima, com jovens doentes.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+