21 jul, 2023 - 18:15 • Teresa Paula Costa
No parque de estacionamento número 12, junto ao Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima, estão a ser montadas tendas e outras estruturas que, a partir de segunda-feira, 24 de julho, vão acolher as centenas de jovens que se desloquem à cidade no âmbito da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).
Iniciativa do Santuário de Fátima, a Aldeia Jovem abrange uma mega tenda onde os peregrinos poderão tomar as suas refeições, tendas de acantonamento onde poderão pernoitar e sanitários com duche.
“A tenda de refeições vai estar disponível durante as 24 horas do dia” para, também, acolher outros peregrinos que se desloquem a Fátima, disse à Renascença André Silva, do departamento de vigilância e gestão operacional do santuário.
“Estamos preparados para receber cerca de 500 peregrinos jovens nas tendas e o espaço das refeições está preparado para cerca de duas mil pessoas diárias”, revelou André Silva.
Tudo o que é alojamento e acesso aos sanitários e duche “é absolutamente gratuito”, disse o responsável, que adiantou que também o acesso à tenda das refeições não implica qualquer custo, exceto as refeições em si.
Na tenda das refeições, “os jovens podem carregar os seus telemóveis”, sendo que ali também terão wi-fi.
Para pernoitarem no espaço, terão de fazer uma inscrição no posto de atendimento existente junto ao espaço de acantonamento, aberto das 9h00 às 22h00.
Para que os jovens peregrinos desfrutem ao máximo da sua permanência em Fátima, o santuário preparou uma série de propostas.
“Temos o chamado Itinerário Jovem do Peregrino e seis itinerários de peregrinação a pé de cinco a 17 quilómetros”, disse André Pereira, do departamento da pastoral do Santuário de Fátima.
Segundo o responsável, “estamos a preparar também um workshop sobre a mensagem de Fátima, que acontecerá diariamente neste período e está em preparação um filme de animação que procura comunicar rapidamente os acontecimentos da mensagem de Fátima”.
Apesar de decorrer num parque de estacionamento que, habitualmente, recebe centenas de viaturas, a Aldeia Jovem não vai diminuir a capacidade de estacionamento, pois para a JMJ, a autarquia de Ourém, em colaboração com vários particulares, disponibilizou e tem preparados terrenos que oferecerão bolsas de estacionamento adicional à capacidade normal de Fátima.
O espaço de refeições montado nesta aldeia Jovem vai manter-se até ao dia 14 de agosto, para dar resposta à peregrinação de 12 e 13, que leva a Fátima milhares de migrantes.
A diocese de Leiria-Fátima é uma das que acolherão jovens peregrinos que participarão na Jornada Mundial da Juventude, que decorre de 1 a 5 de agosto, e que trará a Portugal, estima-se, perto de um milhão de jovens de todo o mundo.
No âmbito da JMJ, cujas celebrações decorrem em Lisboa e Loures, o Papa Francisco deslocar-se-á a Fátima no dia 5 de agosto, para rezar na Capelinha das Aparições, regressando depois a Lisboa