Tempo
|

Imagens de satélite. NASA mostra nuvem de fumo em Portugal dos fogos do Canadá

27 jun, 2023 - 12:49 • Beatriz Pereira

O fumo provocado pelos incêndios no Canadá, que chegou a Portugal Continental esta segunda-feira, é visível nas imagens de satélite da NASA.

A+ / A-

A nuvem de fumo com origem nos incêndios no Canadá já chegou a Portugal.

Na manhã de segunda-feira, atingiu sobretudo a zona norte do país e, até ao final desta terça-feira, deve alastrar-se ao resto do território continental do país.

Depois de ter coberto o céu dos Estados Unidos com uma cor intensa, o fumo “viajou” até à Europa, chegando à Noruega, com menos intensidade.

Agora, o fumo vindo do Canadá atingiu o território português, como mostram as imagens de Satélite da NASA.

As imagens mostram a chegada do fumo ao Norte de Portugal e Espanha, depois de terem passado pelos Açores.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), “a nuvem é constituída por partículas muito pequenas e por gases”. No entanto, a nuvem de fumo não representa qualquer ameaça para a saúde pública, uma vez que “parece estar confinada acima dos 1.100 metros de altitude e, por isso, não deverá afetar as populações abaixo deste nível”.

Nas redes sociais, os internautas têm partilhado fotografias do céu.

Os incêndios florestais no Canadá já terão consumido desde o início do ano mais de 5 milhões de hectares.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+