Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ainda chove na Madeira, mas trabalhos de limpeza avançam

26 dez, 2020 - 08:28 • Pedro Mesquita

As 27 pessoas que foram retiradas de casa vão manter-se em casa de familiares até que estejam concluídas as operações de retirada das pedras e lama.

A+ / A-
Derrocadas e estradas crotadas. As imagens das inundações na Madeira
Derrocadas e estradas crotadas. As imagens das inundações na Madeira

As operações de limpeza no Norte da Madeira decorrem neste sábado de manhã, depois das enxurradas da última noite. Segundo o presidente da Câmara de São Vicente, a estrada principal entre S. Vicente e a Boa Ventura já foi reaberta. Mas há ainda muito trabalho pela frente.

“Nesta manhã, prosseguem os trabalhos de limpeza. A via principal, entre São Vicente e a Boa Ventura já está transitável. Nos arruamentos secundários vão ser feitas limpezas durante todo o dia de hoje e amanhã”, avança à Renascença.
A chuva abrandou. O dia “está chuvoso ainda, mas agora com menos intensidade. Vamos esperar que melhore, para que os trabalhos sejam mais fáceis de serem feitos”, deseja António Garcês.

É que depois da limpeza, há que ver as casas que foram atingidas pelas enxurradas, “com lama e pedras, e fazer essa remoção pelos funcionários municipais e com toda a população civil e os bombeiros”, adianta o autarca.

Quanto às pessoas desalojadas, irão permanecer em casa de familiares, até que esses trabalhos estejam concluídos. António Garcês lembra que “as pessoas foram retiradas das suas casas por precaução”.
As chuvas fortes no norte da ilha provocaram inundações nos concelhos de São Vicente e de Santana, sobretudo nas freguesias da Boa Ventura, Ponta Delgada e Arco de São Jorge, onde foram registados transbordos de ribeiras, enxurradas de lama e pedras, algumas derrocadas e quedas de árvores, corte de estradas, a destruição de uma casa desabitada e algumas viaturas encurraladas em túneis.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ivo Pestana
    26 dez, 2020 Funchal 13:45
    Alguém que investigue bem, pois a chuva não deve ser a única culpada desta desgraça. Onde e como estão as linhas de água? Que tipo de sargetas colocam nas estradas? Quem souber responda, por favor.

Destaques V+