Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mau tempo na Madeira. 27 pessoas retiradas de casa e carros arrastados, mas sem danos pessoais

25 dez, 2020 - 20:36 • Lusa

Chuvas intensas que têm caído sobretudo no norte da ilha fizeram ruir uma casa, mas de segunda habitação. Previsões da meteorologia indicam que estado do tempo vai melhorar esta noite.

A+ / A-
Derrocadas e estradas crotadas. As imagens das inundações na Madeira
Derrocadas e estradas crotadas. As imagens das inundações na Madeira

Vinte e sete pessoas foram retiradas esta sexta-feira das suas casas por precaução em São Vicente na sequência das fortes chuvas que atingem a Madeira e alguns carros foram arrastados, disse o presidente do município, acrescentando não haver feridos.

Segundo José António Garcês, as 27 pessoas (20 da Ponta Delgada e sete de Boa Ventura) foram para casa de familiares e amigos e não têm as suas habitações danificadas, já que o único imóvel que ruiu é uma casa de férias.

O autarca falava aos jornalistas em São Vicente, onde também o secretário regional dos Equipamentos, João Fino, fez um ponto de situação dos trabalhos desenvolvidos pelo Governo Regional.

De acordo com o governante, estão a avançar trabalhos de desobstrução nas estradas regionais 211 e 220, mas apenas poderão ficar concluídos no sábado, tendo em conta as limitações de proceder às operações durante a noite.

Questionado sobre se a freguesia da Ponta Delgada deixará de ficar isolada esta noite, João Fino respondeu afirmativamente, mas sublinhou que o rescaldo só pode ser feito no sábado.

Também o serviço Regional de Proteção Civil (SRPC) da Madeira refere não haver "danos pessoais a registar" nas sequência destas chuvas fortes.

"Em virtude das condições meteorológicas adversas que afetaram a costa norte, Boaventura e Ponta Delgada, foram registadas algumas ocorrências de inundações e interrupções de vias", refere o SRPC na sua página na Internet.

Este serviço adianta que estão "mobilizados meios dos Bombeiros Voluntários de São Vicente e Porto Moniz, Direção Regional de Estradas, PSP, Serviço Regional de Proteção Civil de São Vicente e que estão a proceder a reconhecimento das várias situações identificadas".

As chuvas fortes no norte da ilha provocaram inundações nos concelhos de São Vicente e de Santana, sobretudo nas freguesias da Boaventura, Ponta Delgada e Arco de São Jorge.

Naquelas zonas, foram registados transbordos de ribeiras, enxurradas de lama e pedras, algumas derrocadas e quedas de árvores, corte de estradas, a destruição de uma casa desabitada e algumas viaturas encurraladas em túneis.

O presidente da junta de freguesia chegou a lançar um pedido de ajuda, garantindo que tinha todos os funcionários da junta nas ruas a auxiliar a população.

Segundo a Meteorologia, o tempo deverá melhorar durante a noite.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+