23 ago, 2023 - 10:52 • Beatriz Pereira , José Pedro Frazão , enviado à Ucrânia
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, está de visita pela primeira vez à Ucrânia desde o início da guerra.
A viagem começou esta manhã, por volta das 7h30, hora local, quando chegou a Kiev de comboio, vindo da Polónia, para uma visita de dois dias.
O Presidente da República, que viajou acompanhado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, partiu de seguida para Bucha e Moschun, duas das cidades mais afetadas pelo conflito.
Marcelo Rebelo de Sousa, junto a João Gomes Cravinho, estiveram presentes numa cerimónia em Moschun.
Em Bucha, não escondeu a reação de choque ao visitar a cidade onde terá ocorrido um massacre que levou à morte de mais de mil pessoas, no último ano. Marcelo deixou também a ideia de Portugal vir a colaborar na investigação destes ataques.
Marcelo visitou ainda esta manhã na cidade de Horenka o mural do artista plástico Banksy, preservado num prédio destruído.
O Presidente da República fez uma paragem ainda em Irpin, onde visitou a Ponte Romanivskyi, que permitiu a retirada de cerca de 40 mil pessoas a partir do segundo dia da invasão russa. Marcelo foi recebido junto à ponte pelo presidente da Câmara de Irpin, que tem uma ligação a Cascais, cidade que o autarca visitou no ano passado.