Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pinto da Costa espera que Sérgio Conceição renove por um FC Porto campeão europeu

16 mar, 2021 - 22:03 • Redação

Em declarações ao Porto Canal, o presidente do FC Porto acredita que podem voltar a vencer a Liga dos Campeões. Deixa críticas ao Governo e à falta de apoios em tempo de pandemia.

A+ / A-

O presidente do FC Porto confirma que quer renovar contrato com Sérgio Conceição e que o técnico quer renovar com os dragões.

"Eu como presidente não queria ter outro treinador. Sérgio Conceição tem contrato até final desta época, é minha intenção e também dele renovar. O técnico quer estar focado na Champions, mas antes do final da época renovaremos o contrato", disse Pinto da Costa.

Em declarações ao Porto Canal, o líder portista referiu, sobre a Liga dos Campeões, que, “depois de ter eliminado a Juventus, o FC Porto pode ir até à final e ganhá-la. É o meu desejo e a minha esperança. Queremos ganhar a terceira”.

Já em relação ao campeonato, a ideia é "ganhar os jogos que nos faltam e esperar os resultados dos outros. Ganhármos os resultados que nos faltam garantimos o segundo lugar. Mas entramos em campo para ganhar e chegar ao primeiro lugar".

Jorge Nuno Pinto da Costa aproveitou para fazer o ponto da situação em relação à renovação dos quatro atletas que estavam em fim de contrato: "Pepe e Sérgio Oliveira já renovaram, com Otávio estamos perto de renovar e está preso por detalhes. Quanto a Marega estamos à espera que o empresário possa vir".

"Este Governo está a matar o futebol"

O presidente dos dragões reafirmou críticas ao calendário de jogos. "O futebol português não fez nada para ajudar o FC Porto". "É impossível que os jogadores tenham rendimento tendo jogos uns em cima dos outros", referiu.

Outra crítica recorrente de Pinto da Costa é a da ausência de público dos estádios em tempos de pandemia da Covid-19. "Para mim é incompreensível".

O FC Porto teve prejuízo de "27 milhões de euros" devido à ausência de público. Paga 42 milhões de impostos, mais 7 milhões à Segurança Social. A ajuda do Estado foi "a devolução do IVA, mas ainda faltam 3,5 milhões, mais 1,7 milhões". "Este Governo está a matar o futebol", acrescentou.

Quanto à centralização dos direitos televisivos a partir de 2028, uma certeza: "Não podemos receber menos".

"O FC Porto tem de defender os seus direitos, tem um contrato que fez sem ajuda da Liga ou da FPF, naturalmente se agora aparecem outros organismos, não é admissível que qualquer um dos participantes venha a receber menos do que quando negociou sozinho".

Pinto da Costa diz que ouviu falar que há vários complôs para fazer descer o FC Porto B da II. "Hoje [terça-feira] falei com um responsável do futebol português e falámos disso. Disseram-nos - e tenho a certeza até pela garantia que ele me deu, mas eu não acredito - que havia vários complôs para que FC Porto B descesse de divisão.

Um deles, até foi dito em Chaves a um responsável do FC Porto, que a FPF tinha interesse que o FC Porto B descesse pois indo para 3ª divisão os jogos passariam para Canal 11. Outro que havia complô da APAF que seriam os árbitros menos conhecidos e de menos categoria a serem nomeados".

"É fundamental que na II Liga haja VAR [vídeoárbitro]", refere o presidente portista.

Em relação à suspensão de Raul Alarcón, ciclista do FC Porto, Pinto da Costa garante que vão "recorrer até às últimas consequências" da decisão de suspensão por quatro anos.

"O Alarcón não se dopou, ganhou duas Voltas a Portugal e testou sempre negativo. O que aconteceu foi que teve um desastre, foi operado e tomou medicação que não poderia ter tomado, se estivesse a correr".

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+